Inter-SM ganha aliado

Diário de Santa Maria, 15/01/2015, Esportes, Pág. 13.

 

Clube conta com suporte da UFSM para avaliações físicas dos jogadores

Um local que é referência nacional na preparação de atletas para competições internacionais. É lá, no Laboratório de Performance em Ambiente Simulado (Lapas), no Centro de Educação Física da UFSM, que os jogadores do Inter-SM farão os primeiros testes antes da pré-temporada.

– A parceria já existia em anos anteriores. No ano retrasado, prestamos auxílio aos dois clubes de Santa Maria. Vamos atuar em conjunto com a comissão técnica do Inter-SM, em baterias de avaliação que visam possibilitar uma melhor fotografia da capacidade física dos atletas – conta o fisiologista e coordenador do Lapas, o professor Luiz Osório Portela, que também monitora as atividades.

Pelo Lapas, já passaram jogadores de Corinthians e Goiás, que se preparavam para partidas da Libertadores da América, entre outros atletas de seleção brasileira, como os da canoagem, ciclismo e atletismo. O motivo são os aparelhos de alto rendimento, financiados pelo Ministério do Esporte, e hospedados na UFSM, como os que simulam diferentes condições de altitude, temperatura, vento e umidade.

No entanto, em um primeiro momento, o time alvirrubro não usará toda a estrutura tecnológica do Lapas.

– Alguns trabalhos mais complexos são caros e dispõem de recursos que, às vezes, não temos. A ideia é que, se a equipe (Inter-SM) passar de fase, aprimoremos os trabalhos com o grupo. A intenção é que, aos poucos, vá se implementando esse trabalho e se prestando uma assistência melhor aos clubes da cidade e aos demais atletas de nossa abrangência – afirma o professor Luiz Osório, informando que os trabalhos não têm custo algum às equipes.

Os testes iniciados ontem pela manhã com nove jogadores do Inter-SM detectarão a capacidade de força, resistência e agilidade. Os trabalhos seguem nos próximos dias.

pedro.pavan@diariosm.com.br

PEDRO PAVAN

Comentários estão fechados.