Sábado é de listão e de comemoração

Diário de Santa Maria, 17/01/2015, Geral, Pág. 13.

Os nomes de 4.666 novos bixos da UFSM serão conhecidos neste sábado. Eles vão compor o último listão do vestibular da instituição de ensino nos moldes tradicionais. A UFSM organizou uma cerimônia às 9h, na Câmara de Vereadores. Após pronunciamento do vice-reitor, Paulo Bayard, do presidente da Coperves, Edgar Durante, e do presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Cechin, as listas são entregues aos veículos de comunicação e também aos estudantes que estiverem no local. No site do “Diário”, o listão estará disponível às 11h.

Este é o segundo ano que a UFSM divulga o listão utilizando as notas do Enem. A primeira vez foi em 2011, um ano após a definição de que a nota final seria composta por 80% do escore do vestibular, e o restante, pelo do exame.

Porém, o edital deste ano previa uma espera até 15 de janeiro pelas notas do Enem por instituição, que foram recebidas pelo MEC, neste ano, um dia antes do fim do prazo. Por isso, segundo o presidente da Coperves, o trabalho teve de ser intensificado para garantir que as médias fossem confrontadas.

Na UFRGS foi mais rápido

O listão da UFSM é liberado cinco semanas após a aplicação das provas, que ocorreu de 12 a 14 de dezembro. Já os aprovados da UFRGS foram conhecidos na sexta-feira, duas semanas depois do processo seletivo. Conforme Edgar Durante, os critérios de avaliação das redações da UFRGS são diferentes dos adotados pela UFSM.

– Não enviamos as provas para as casas dos examinadores. Avaliamos tudo na Coperves. E isso já é algo diferenciado que pode não dar tanta agilidade, mas garante segurança. Por isso, levamos uma semana para a correção das provas dos estudantes que passaram pelo ponto de corte. Outra questão é que preferimos esperar pelo Enem – explica o presidente da Coperves.

No vestibular 2014 da UFSM, foram mais de 40 mil inscritos concorrendo a vagas ofertadas em 105 cursos nos campi de Santa Maria, Silveira Martins, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões. Nos próximos anos, a UFSM adotará de forma parcial o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).