Usina Escola de Laticínios da UFSM deve voltar a operar até junho em Santa Maria
Rádio Gaúcha SM, 31/03;2015, Online.
Desativada desde junho passado, a Usina Escola de Laticínios (Uni) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) poderá voltar a funcionar em junho próximo.
De acordo com a diretora da Uni, Neila Richards, neste mês será publicado o edital que escolherá a empresa que vai explorar a usina. Pelo menos cinco já teriam demonstrado interesse. Engenheiros da Pró-Reitoria de Infraestrutura terminaram os levantamentos técnico e civil – necessários para que as dependências da usina sejam reformadas. Ainda não há estimativa de valores envolvidos no processo.
Ela parou de funcionar em 2014, pois a Cooperterra, de Tupanciretã, que fornecia a matéria prima para os produtos processados e distribuídos pela Uni desde 2009, decidiu dar fim às atividades por não ser mais viável continuar o processamento. A produção teria diminuído muito após os escândalos de adulteração do leite no Estado. Eram cerca de 8 mil litros de leite processados todos os dias.
Com as atividades suspensas, o prejuízo tem se refletido na paralisação de pesquisas realizadas pelos estagiários, graduandos e pós-graduandos na unidade. São cerca de 50 acadêmicos por semestre prejudicados. Cerca de 30 escolas da região deixaram de receber os produtos lácteos que eram vendidos ao governo e distribuídos para a merenda escolar.