UFSM e Rússia assinam convênio para sistema de satélites

Rádio Gaúcha SM, 15/04/15, Geral, Online.

Acordo foi confirmado em feira de defesa e segurança no Rio de Janeiro
Foto: Juliana Gelatti  / Agencia RBS

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) assinou um convênio, nessa terça-feira (14), com o governo russo e com a empresa Open Joy Stock, do mesmo país. A parceria prevê a instalação de uma antena que captará sinais de satélites do sistema Glonass, tecnologia que funciona como o GPS, possibilitando a identificação de posicionamento no globo.

O reitor da Universidade, Paulo Burmann, esteve presente na assinatura do convênio e acredita que a iniciativa vai garantir avanços para novos cursos, como engenharia aeroespacial e engenharia de telecomunicações. Ele afirma que a UFSM terá maior capacidade de desenvolvimento de pesquisa e tecnologia.

Para o Brasil, o investimento terá retorno no âmbito acadêmico. Uma das possibilidades é que a UFSM desenvolva um sistema de geoposicionamento. Além disso, o investimento, que será do governo russo e que não teve valor divulgado, disponibilizará duas bolsas de iniciação científica para estudantes de graduação, uma de mestrado e quatro bolsas para pesquisadores.

O convênio foi firmado na Feira Internacional de Defesa e Segurança, que ocorre até sexta-feira (17), no Rio de Janeiro.