Mais dinheiro para o Husm

Diário de Santa Maria, 23/11/2012, Geral, p.8

Os R$ 3,1 milhões serão para custeio e compra de medicamentos

O Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) recebeu uma boa notícia ontem. A instituição foi uma das escolhidas para receber recursos do Ministério da Saúde. O benefício veio por meio do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitário Federais. O valor total de recursos liberados é de R$ 82,4 milhões, sendo que o Husm vai receber R$ 3.165.475,00. Ao todo, foram beneficiadas 15 instituições de 10 Estados e do Distrito Federal. O Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf) é desenvolvido e financiado pelo Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação.

Segundo o diretor administrativo do Husm, João Batista de Vasconcellos, todos os anos, o Ministério da Saúde faz um levantamento da verba disponível e repassa para as universidades, mas a administração do hospital não sabe o dia nem o valor do repasse. O dinheiro liberado este ano será gasto com material médico hospitalar, medicamentos e pagamento de empresas terceirizadas. Para Vasconcellos, o recurso vai possibilitar manter um estoque com uma boa margem de segurança. O valor deve ser aplicado até 7 de dezembro.