As melhores escolas

Diário de Santa Maria, 23/11/2012, Geral, p. 10

Notas do Enem 2011 foram divulgadas

Pelo terceiro ano consecutivo, o Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) figura na lista das instituições de ensino público que alcançaram melhor nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 no Estado. Desta vez, o Politécnico ficou na terceira posição, com 645,61 na média geral. No ranking do ano passado, a média foi de 693,43 pontos, quando o colégio ficou no segundo lugar. Já entre as escolas particulares gaúchas, o Colégio Riachuelo ficou na 8ª posição, com 634,27 pontos. No ano anterior, a escola ficou em 9°. Os dados foram divulgados ontem à tarde pelo Ministério da Educação. As notas levam em conta a média dos alunos de cada escola que participaram do Enem 2011 em cada uma das quatro provas objetivas, além da redação (veja abaixo as 25 melhores escolas de Santa Maria).

Conforme levantamento do Diário, entre as 52 escolas da região de cobertura do jornal – com exceção de Santa Maria – que participaram do Enem 2011, a melhor colocada foi a Escola de Educação Básica da URI Santiago, com 603,6 de média geral. Veja, ao lado, a média das 52 escolas.

Segredo do Politécnico estaria no contato entre pais e alunos

O Colégio Politécnico da UFSM conta com 110 alunos que estudam de graça. Para o diretor, Canrobert Kumpfer Werlang, as boas colocações seguidas são fruto do grande trabalho estabelecido entre o colégio, os alunos e os pais dos estudantes.

– Como missão, temos a qualificação do aluno, que encontra um ambiente propício ao aprendizado. A aprovação deles em concursos, como vestibulares, e a boa colocação do colégio no ranking do Enem, são consequências – afirma o diretor.

O Politécnico conta com 61 professores. Na semana que vem, a instituição inaugura um bloco com três pavimentos para salas administrativas e de aula, além de laboratórios.