Projeto Zelo: conscientização sobre o abandono de animais

Jornal A Razão, 10/08/2015, Online

A preocupação com os animais que são abandonados no campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) é antiga, mas em dezembro de 2014, a Instituição criou o Projeto Zelo, que visa conscientizar a comunidade acadêmica da problemática do abandono e do cuidado responsável. Parceria entre o Gabinete do Reitor, a Pró-Reitoria de Extensão e o Hospital Veterinário Universitário, o projeto visa, exclusivamente, os animais abandonados no campus.

Foram dispostas 36 placas com informações sobre a legislação que proíbe o abandono de animais de qualquer espécie, assim como orienta sobre ações que podem ser efetivadas no caso da constatação de descuido com animais, no âmbito da UFSM.

A iniciativa tem caráter principalmente educacional, mas a ideia é que em seguida esses animais, que na última contabilidade somavam 74 cães, sejam castrados, chipados e adotados. A avaliação é de que isso seria um grande êxito para o projeto.

O Projeto Zelo é um projeto da universidade para a universidade, e aos poucos suas metas e objetivos vão sendo alcançados. Todos que participam do projeto, aprendem a todo instante, sobre como se faz o cuidado responsável com os animais, pois o principal objetivo do projeto é educacional.

O telefone disponibilizado (3220-8279) é apenas para casos dentro da universidade. Além de abandono, também podem ser denunciados maus-tratos para com esses animais e situações de conflito, como cães que ameaçam atacar. Nesses casos, o número é 3220-8080, diretamente no setor de Monitoramento do campus.