IMPRESSA. Na coluna deste sábado, a relação (não é mais a mesma) entre reitor da UFSM e os servidores

Blog Claudemir Pereira, 05/09/2015

Fissura na relação interna na UFSM

Técnicos da UFSM, em greve faz mais de três meses, conseguiram dar visibilidade ao seu movimento. Ocuparam o prédio da Administração Central por 34 horas. Saíram, por ordem judicial, e terão que pagar R$ 2 mil de multa pelo atraso no cumprimento da liminar obtida pela Advocacia Geral da União (AGU).

O episódio tem um outro efeito. Ninguém tira da cabeça dos grevistas que a iniciativa da ação foi da reitoria, instrumentadora da AGU. O que menos importa, aqui, é o fato. Que pode ser esse ou não. O relevante é que a medida judicial expôs a fissura existente entre a atual administração, representada por Paulo Burmann, e os segmentos da UFSM, que o apoiaram ostensivamente na eleição para a reitoria.

Não chega a ser ruptura, porque os canais de debate seguem abertos, mas podem significar alguma coisa adiante. Afinal, não é demais lembrar que em pouco mais de ano a campanha para reitor estará de novo totalmente aberta.

FIM DA GREVE COM…

Os servidores técnico-administrativos da UFSM devem encerrar o movimento paredista dia 11 deste mês, em consonância com a direção nacional da categoria. Esse é o prazo máximo para que uma negociação ocorra com o Governo. Não há qualquer perspectiva de acordo, nos moldes em que pretendem os grevistas.

… DATA MARCADA

Serão, a confirmar-se a tendência, três meses e meio de paralisação. O sinal político pode ter sido dado e, é norma geral, deverá ser festejado pelas lideranças da categoria. Agora, objetivamente, trata-se de um movimento que se revelou inóquo. Além de nenhuma conquista prática (troco, por exemplo), a UFSM seguiu com as aulas normais. Logo…

OS DISCURSOS NA…

É cada vez mais interessante acompanhar as manifestações dos vereadores, na tribuna da Câmara ou fora dela. Há o foco para o momento mas, também, leva-se em consideração o pleito de 2016. Ações que até pouco atrás não aconteciam ou tinham escassa importância, agora podem ter um significado mais amplo.

…CÂMARA E O PLEITO

Note-se o discurso feito pela vereadora Deili Silva, quinta-feira. Foi claramente de oposição ao governo da comuna. O que pode indicar, também, o comportamento do PTB. Atenção, pooode. Mas também não significa indicação segura do caminho do partido, pois, a rigor, serão apenas duas candidaturas governistas. Mas logo pode ficar bem mais claro.

Comentários estão fechados.