Seguem abertas as inscrições para o Fórum de Educação e Envelhecimento

Jornal Ponto Inicial, 31/10/15, Geral

Evento promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc e UFSM será realizado no dia 13 de novembro, em Santa Maria

O Fórum de Educação e Envelhecimento – Reflexões e Aproximações, promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), segue com inscrições abertas. Voltado a profissionais interessados em refletir e aprender mais sobre a questão do envelhecimento, especialmente nas suas relações com o campo da educação, o evento acontece no dia 13 de novembro, das 8h30 às 17h30, no Campus Sede da UFSM (Auditório AUDIMAX – Centro de Educação – Universidade Federal de Santa Maria – Av. Roraima, 1000, Campus Universitário – Km 9). O público em geral também pode participar. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no (site).

O tema será tratado por quatro referências na área de educação e envelhecimento: os professores Dr. Johannes Doll; Dr. José Carlos Ferrigno; Dra. Helenice de Moura Scortegagna e Dr. Marco Aurélio Costa. Além das palestras individuais, será realizado um debate final com todos os palestrantes.

O evento tem como objetivo mostrar que, com o envelhecimento populacional, a educação tem pelo menos três grandes desafios: educar os idosos para o próprio processo de envelhecimento; educar todas as gerações acerca da realidade do envelhecimento e educar os profissionais para trabalhar com os idosos.

Confira, abaixo, a programação completa. Informações sobre taxas de inscrição e outros detalhes do evento podem ser obtidas junto ao Sesc Santa Maria (Av. Itaimbé, 66), telefone (55) 3223-2288.

Fórum de Educação e Envelhecimento

Reflexões e Aproximações

Data: 13 de novembro (Sexta-feira)

Horário: 8h30 às 17h30

Local: Auditório AUDIMAX – Centro de Educação – Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (Av. Roraima, 1000, Campus Universitário – Km 9)

Realização: Sesc/RS e UFSM

Programação:

Manhã:

8h30 – Credenciamento

8h45 – Palestra 1 – “Educação e envelhecimento: processos de aproximação”, com o Prof. Dr. Johannes Doll

10h – Debate

10h30 – Intervalo

10h50 – Palestra 2– “Envelhecimento e as relações entre as gerações”, com o Prof. Dr. José Carlos Ferrigno

12h05 – Debate

12h35 – Intervalo

Tarde:

14h – Relato de experiência: “Educação gerontológica: sensibilizando para a intergeracionalidade no espaço escolar”, com a Profa. Dra. Helenice de Moura Scortegagna

14h30 – Relato: “Envelhecimento e educação: caminhos para a realização de pesquisas”, com o Prof. Dr. Marco Aurélio Costa

15h – Diálogo com os participantes – Prof. Dr. Johannes Doll, Prof. Dr. José Carlos

Ferrigno, Dra. Helenice de Moura Scortegagna e Prof. Dr. Marco Aurélio Costa.

16h – Intervalo

16h20 – Mesa de debate final