Novo espaço para estimular a inovação e debater o empreendedorismo

Jornal A Razão, 05/11/2015, Online

Proporcionar um ambiente que permita aos jovens desenvolverem sua força criativa capaz de despertar e transformar a realidade. Esse é um dos objetivos do Salão da Inovação e Empreendedorismo, que iniciou ontem em Santa Maria. O evento, promovido pela Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec), visa também promover o debate e a reflexão sobre temas como o empreendedorismo, a inovação, a transferência de tecnologia e a propriedade intelectual.

Um grande público lotou o auditório do Anexo C do Centro de Tecnologia durante todo o dia de ontem. “É gratificante estarmos à frente desta multidão de jovens com interesse em um tema tão necessário e que fortalece nossas convicções de incluirmos o empreendedorismo entre as ações pedagógicas da nossa UFSM”, destacou o reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Burmann, durante o ato de abertura, no início da tarde ontem.

Já o prefeito Cezar Schirmer apresentou o que considera um paradoxo: por um lado, afirmou que “não há cidade no país que tenha a qualidade de conhecimentos técnicos que Santa Maria detém”, destacando a excelência que a cidade oferece na formação dos cursos técnicos de ensino médio, graduação e pós-graduação no município. Por outro lado, ponderou que “em meio ao virtuosismo das oportunidades o município tem uma grave carência: a insuficiência de pessoas dotadas de sentimento empreendedor, de visão futurista desbravadora, de coragem para desafiar o risco, de autoconfiança para superar dificuldades”.

Ações coletivas

O maior desafio é justamente a mobilização de pessoas e grupos, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Projetos Estratégicos, Jaques Jaeger. “Estamos iniciando o Mês do Empreendedorismo e Inovação de Santa Maria com o propósito de valorizar as iniciativas que se destacam no cenário econômico e social do município em um contexto de desenvolvimento empresarial”, explica. Entre as principais metas da iniciativa estão promover o estímulo ao desenvolvimento econômico na cidade para criar renda e empregos e articular os segmentos envolvidos em processos de desenvolvimento empresarial e socioecononômico.

Confira a programação

Hoje (05/11)
9h – Curso com Henry Suzuki – “Uso Estratégico de Patentes em Projetos de P&D e Negócios, Foco em Informações Tecnológicas”
14h – Palestra “O ciclo virtuoso da inovação: a importância da educação e do empreendedorismo”, com Roberto Lotufo (Unicamp)