Processo seriado da UFSM com mais de 8 mil inscritos

Categorias Jornal A Razão

A Razão, 18/11/2015, Online

Na sexta-feira, dia 20, vai faltar exatamente apenas 1 mês para o Processo Seletivo Seriado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), das fases 2 e 3 (PS2 e PS3). Nesta edição, são 986 vagas, sendo a maioria delas (812) para o campus de Santa Maria. Em Palmeira das Missões serão disponibilizadas 72 vagas, e outras 62 em Frederico Westphalen. Para Silveira Martins são 40 vagas. No total, 8.342 candidatos se inscreveram, sendo 4.876 no PS2, e 3.466 no PS3.

O Processo Seletivo Seriado tem peso de 80% no escore final para ingresso na Universidade. Os outros 20% são correspondentes à pontuação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os exames serão aplicados no dia 20 de dezembro em 12 municípios: Santa Maria, Palmeira das Missões, Frederico Westphalen, Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Santa Cruz do Sul, Alegrete, Santa Rosa, Lajeado, Passo Fundo, Santo Ângelo e Cascavel, no Paraná.

De acordo com Simone Marion, integrante da Comissão Permanente do Vestibular (Coperves),a prova PS2 tem questões com conteúdos referentes ao 2° ano do Ensino Médio. Já a prova do PS3 tem questões com conteúdos do 3° ano do ensino médio e mais a prova de redação.

Na expectativa pela prova

A estudante Lavínea Stochero, 15 anos, do Colégio Riachuelo, realizará a prova do PS2 e corre contra o tempo. “Neste último mês vou intensificar os estudos, pretendo cursar Medicina. O jeito é estudar bastante”, conta.

Tranquilidade e várias horas de estudo. Essa é a receita do aluno Gean Scherer da Silva, 16 anos, para se dar bem no PS2. “Estou bem calmo e estudando muito, umas 6 horas ao dia, além da aula”, diz.

Já o estudante Guilherme Osaida, 16 anos, conta que estuda, fora da sala de aula, apenas 1 hora durante o dia, mas vai aumentar a carga horária. “Temos que fazer um esforço final”, ressalta.

O professor de Geografia, Isimar Hundertmarck, aconselha que neste último mês que antecede o concurso, os candidatos resolvam questões de provas anteriores, revisem tópicos e tirem dúvidas com os professores.  “Os alunos estão bem dedicados e focados. É a chance deles de garantirem um lugar na universidade”.