Professores dão dicas de conteúdos para as provas do Processo Seletivo da UFSM

Jornal Zero Hora, 27/11/2015, Edição Online.

Professores dão dicas de conteúdos para as provas do Processo Seletivo da UFSM Bruno Maestrin/Agencia RBS

A penúltima prova do Processo Seletivo Seriado (PS) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) será no dia 20 de dezembro. Para ajudar os mais de 8 mil candidatos inscritos nas provas do Processo Seletivo Seriado 2 e 3, o “Diário” traz dicas de conteúdos que podem aparecer no exame.

As provas ocorrem das 8h às 12h20min e, no caso do PS3, haverá ainda a questão de redação, que deve ser feita à tarde, das 15h às 18h. O exame será aplicado em 12 municípios. A nota final dos candidatos é constituída pelo Processo Seletivo (80%) e pelo desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (20%). A nota do Enem só será considerada se a UFSM tiver acesso ao desempenho na prova de 2015 até 15 de janeiro de 2016.

Os candidatos do PS2 terão que responder a 57 questões, distribuídas nas disciplinas de artes, biologia, educação física, filosofia, física, geografia, história, língua estrangeira, língua portuguesa, literatura, matemática, química e sociologia. Já no PS3, são 50 questões, que incluem as mesmas disciplinas do PS2, com exceção de língua estrangeira.

Para o professor de geografia Helder Vieira, do Totem Vestibulares, o momento agora é de revisão dos conteúdos que já são de domínio dos alunos. Além disso, é importante também fazer exercícios e testes de anos anteriores, para conhecer como a prova é cobrada. O professor afirma que uma boa leitura das questões e o conhecimento do conteúdo são diferenciais para os alunos se saírem bem:

– É importante que o candidato estude o que tem mais facilidade e, principalmente, leia os conteúdos que constam no programa referência da UFSM, porque ali estão elaboradas as diretrizes que o aluno tem que trabalhar para responder as provas.