Provas do Processo Seletivo Seriado da UFSM ocorrem no domingo e reúnem mais de 8 mil candidatos

Diário de Santa Maria, 19/12/2015, Online

O domingo é um dia decisivo para os estudantes que concorrem a uma vaga na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) por meio do Processo Seletivo Seriado 2 e 3. Pela manhã e à tarde, mais de 8 mil candidatos prestarão o exame. As provas ocorrem em 12 municípios, incluindo Santa Maria. Na cidade, são 4.321 inscritos, que realizam o concurso no campus, em Camobi.

Caroline de Avila Netto, 17 anos, é uma das candidatas ao PS3. A jovem tenta uma vaga no curso de Direito e vem se preparando desde o início do ano. Além do cursinho e do colégio, Caroline ainda estuda em torno de quatro horas em casa. Segundo ela, as maiores dificuldades são nas disciplinas de matemática e física. A estudante já tem algumas apostas para o tema da redação:

– Eu espero um nível elevado das provas e acho que na redação deve ser cobrada a carta aberta. E o meu palpite é que cobrem algo relacionado ao trote no tema da redação.

O exame será realizado das 8h às 12h20min e, a redação, para o PS3, será à tarde, das 15h às 18h. Neste ano, devido o número reduzido de estudantes, não haverá mão única na Faixa Nova de Camobi.

– Como a prova acontece no domingo e o trânsito é menor do que durante a semana, quando as pessoas se deslocam para a UFSM, não há necessidade de fazer alteração no trânsito. Mas teremos uma equipe naquele trecho durante a manhã para controlar o tráfego – confirma o chefe da 9ª delegacia da Polícia Rodoviária Federal, Héder Vieira Macedo.

A orientação é que os candidatos saiam de casa com antecedência, para evitar aglomerações. Caroline afirma que já está preparada.

–  Eu moro na Tancredo Neves e farei prova no prédio 7. Como moro longe, vou sair com umas duas horas de antecedência, para não ter erro. As canetas e o que eu preciso já estão separados – diz.

Ônibus extras

A Associação dos Transportadores Urbanos (ATU) irá disponibilizar ônibus extras para o vestibular (veja no quadro). Haverá carros a mais saindo da Vale Machado a partir das 6h30min de domingo. Além disso, haverá horários diferenciados também para os candidatos que usam a linha T Neves – Campus.

Estão garantidos ainda carros extras para o retorno dos estudantes do campus. De acordo com a ATU, conforme a demanda, mais ônibus, além dos que já estão programados, podem ser disponibilizados.