Notas do Enem saem no dia 8

Diário de Santa Maria, 26/12/2015, Geral, Pág 15 e Contra-Capa.

As notas do Enem 2015 serão divulgadas no dia 8 de janeiro. A informação foi publicada no perfil oficial do Ministério da Educação (MEC) no Facebook, na quinta-feira.

“Nós entendemos a ansiedade de vocês e não poderíamos passar o Natal sem divulgar a data do resultado do Enem 2015. Aproveitem as festas, dia 8 de janeiro está logo ali”, diz o comunicado.

Até então, só se sabia que as notas seriam divulgadas “no início de janeiro”. As provas do Enem neste ano foram aplicadas em 24 e 25 de outubro. No Rio Grande do Sul, 418.426 candidatos se inscreveram para fazer a avaliação.

O espelho da redação do exame deverá ser disponibilizado junto com as notas individuais de cada candidato, conforme decisão determinada pela Justiça em dezembro. Normalmente, a correção da redação é divulgada meses depois da nota.

O objetivo da sentença judicial seria garantir tempo hábil para solicitar revisão, em caso de eventual erro ou irregularidade. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) informou, em nota, que iria recorrer da decisão e alegou que o processo de correção é seguro.

Além de candidatos que aguardam a nota para concorrer a vagas em instituições de ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que deve abrir processo em breve, também estão na expectativa pela divulgação do resultado do Enem os estudantes que participaram do Processo Seletivo Seriado (PS) na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no último dia 19 de dezembro.

Isso porque a nota final dos candidatos leva em conta o desempenho no exame. Dessa forma, deve se confirmar a previsão da UFSM em divulgar os resultados do PS até o dia 15 de janeiro.