Aprovados no Processo Seletivo da UFSM comemoram aprovação

Diário de Santa Maria, 16/01/2016, Online.

Listão foi divulgado na tarde de sexta-feira

Aprovados no Processo Seletivo da UFSM comemoram aprovação Maiara Bersch/Agencia RBS

A sexta-feira teve um significado especial para os 746 estudantes aprovados no Processo Seletivo Seriado (PS) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O penúltimo listão da instituição foi divulgado no início da tarde. Desta vez, porém, não houve cerimônia na Câmara de Vereadores.

A lista oficial com os nomes dos bixos foi divulgada à imprensa no Gabinete do Reitor, no campus, sem a presença dos candidatos. Mesmo assim, houve comemoração, e batons e tintas reinaram absolutos para estampar no rosto e nos corpos o orgulho de ser aprovado em uma universidade federal.

A estudante Caroline de Avila Netto, 17 anos, era só sorrisos com a aprovação no curso de Direito. Ela ouviu o listão dos aprovados pela Rádio Universidade na casa de uma prima e, no mesmo instante, ligou para os pais.

– Eu fiquei parada, não sabia o que fazer. Só comecei a gritar e fui ligar para a minha mãe. Parece que ainda não caiu a ficha, mas é muito gratificante, porque abri mão de muita coisa nesse último ano para poder passar – afirma.

A menina cursou o Ensino Médio na Escola Estadual Cilon Rosa e fez cursinho pré-vestibular durante o ano.

– Hoje (sexta-feira) vai ser só comemoração. Vamos juntar toda a família para festejar com ela. É um orgulho ver ela passada. A aprovação não caiu do céu, é tudo fruto do esforço e do tempo que ela investiu. É uma mistura de sentimentos que a gente nem sabe dizer – afirma a mãe de Caroline, Luciane De Avila Netto, 36.

Incentivo da família

O sorriso da psicopedagoga Denyse Trindade Marciano, 44, revela o orgulho em ver o filho José Vitor Marciano Barcelos, 18, aprovado em Odontologia. Aluno na Escola Coronel Pilar, o rapaz não fez cursinho: estudou em casa, através de livros e de aulas online na internet.

– Eu sou professora, e nas férias eu sempre ensinava para ele a matéria do ano que iria entrar. Muitas vezes, ele deixou de brincar nos recessos para estudar. Sempre tive a preocupação de que ele entrasse na universidade federal. É a nossa maior vitória ter ele aprovado.

Os puxões de orelha da mãe são reconhecidos pelo filho, que, na sexta-feira, conferiu três vezes a lista de aprovados para ter certeza de que havia se classificado. O jovem estava no trabalho e os colegas fizeram questão de pintar o rosto do rapaz.

– A sensação de ser aprovado é única. É a melhor emoção que a gente pode sentir. Muita gente dizia que eu não ia passar, que o ponto de corte seria alto, mas eu consegui. E eu sei que se não fosse pela minha mãe, eu não estaria onde eu estou hoje – afirma.

Apenas 20% das vagas na UFSM foram destinadas ao PS.  O restante será preenchido por quem se inscreveu no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cuja chamada será divulgada na segunda-feira.

Cconfirmação das vagas

– Quando: 28 e 29 de janeiro
– Onde: Salão Imembuí (2º andar do prédio da Reitoria)
– Documentos necessários: Constam no edital do concurso, que está disponível no site coperves.ufsm.br/concursos/seriado_2015/

Comentários estão fechados.