Na disputa pela vaga

Diário de Santa maria, 14/02/16, Geral, Pág. 10

Estudantes lotaram o Salão Imembuí na UFSM durante a primeira chamada oral do Sisu

O Salão Imembuí, no prédio da reitoria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ficou pequeno para a quantidade de estudantes, de diferentes partes do Estado (e de fora dele), que buscavam uma vaga na instituição. Isso porque, na sexta-feira, ocorreu a primeira chamada da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

As portas do salão foram abertas às 8h30min, e os candidatos puderam entrar até as 10h30min. Depois disso, só quem já estava no salão disputaria as vagas. No local, o nervosismo que acompanhou os estudantes estava estampado nas mãos que tremiam e nos rostos aflitos e apreensivos. Todos portavam pastas ou envelopes, com os documentos necessários cuidadosamente separados.

A chamada foi dividida em cursos e campi. Na sexta, foram anunciados os candidatos que concorreram as vagas em Cachoeira do Sul e Frederico Westphalen. Os demais cursos serão chamados em outras datas.

A chamada foi feita por ordem alfabética dos cursos e, também, de acordo com cada cota disponível. Começando por Agronomia, de Frederico Westphalen, o coordenador de Planejamento Acadêmico da pró-reitoria de Graduação e presidente da Comissão de Seleção e Ingresso, Jerônimo Tybusch, anunciou quem havia conseguido uma vaga. O momento era de alívio, ainda mais para o primeiro a ser chamado, no caso, o estudante de Faxinal do Soturno, José Otávio Giuliani, 17 anos:

– É uma emoção grande, ainda mais porque é um curso bastante procurado.

Mas a expectativa não acabou. Os estudantes precisavam entregar a documentação e esperar até domingo para saber se os documentos estavam corretos e se o pedido foi aprovado.

12 cursos por dia

A expectativa é que seja feita a chamada de cerca de 12 cursos a cada dia. Das 2.228 vagas ofertadas em 75 cursos da UFSM para essa primeira edição do Sisu, 50% foi preenchida com a lista de espera. O restante será preenchido com as chamadas orais.