NÃO CUSTA LEMBRAR. Nova calourada vem aí. Ano passado houve confusão. Agora, cuidados há. Mas…

Blog Claudemir Pereira, 02/03/16, Geral

Confira a seguir trecho da nota publicada na madrugada de 2 de março, segunda:

CIDADE. Volta às aulas na UFSM. Se o histórico for mantido, melhor sair de casa com moedas bem à mão

Os trotes humilhantes estão banidos no interior da Universidade Federal de Santa Maria. Quem os promover têm diante de si a perspectiva de punição severa, conforme a RESOLUÇÃO  a respeito em vigor desde 2000. De lá para cá, o Campus, quando teve algo do tipo, levou a consequências não exatamente agradáveis aos responsáveis.

Nesta sexta-feira, mesmo, a reitoria da instituição se encarregou de deixar claro, em NOTA publicada no sítio oficial, aspectos da determinação. Por exemplo: “em seu artigo segundo, a Resolução veda qualquer tipo de manifestação estudantil que cause, a quem quer que seja, agressão física, moral ou qualquer tipo de tratamento desumano ou degradante. A prática de qualquer um desses atos implicará a aplicação de sanções disciplinares previstas no Regimento Geral da UFSM (advertência, repreensão, suspensão ou desligamento da universidade), assegurado o devido processo administrativo…”

PASSADO EXATAMENTE UM ANO da publicação da nota, muitas medidas preventivas foram anunciadas pelo poder público. Resta saber se vai funcionar. Por via das dúvidas, não esqueça das moedas. E evite alguns locais, se não gosta do barulho da juventude. Ou, sim, leve moedas.