Noite teve festa no Centro e na UFSM

Diário de Santa Maria, 08/03/16, Geral, Pág. 12 e Chamada de Capa

Calourada e trote reúnem estudantes no primeiro dia de aula

Pela primeira vez, a Universidade Federal de Santa Maria abriu seus portões para dar as boas-vindas aos novos universitários da forma que a maioria deles mais gosta: com festa. A organização esperava que cerca de cinco mil pessoas comparecessem à 1ª Calourada, que começou ontem e ocorre no Centro de Eventos da universidade.

A cerca de 300 metros da entrada do evento, havia um isolamento para evitar o trânsito de veículos. No arco de entrada, roletas. De um lado, estudantes da UFSM com a carteira estudantil, que era conferida eletronicamente, para registrar a entrada do aluno. Do outro lado só podiam entrar pessoas que estivessem acompanhadas de estudantes da instituição. Como a pessoa não tem a carteira de estudante, os documentos de identificação eram fotografados.

Para quem tivesse menos de 18 anos, a pulseira era de cor rosa, para o controle de venda de bebidas alcoólicas. Os demais recebiam uma pulseira de cor verde.

O evento contava com Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI), bem como brigadistas, socorristas, ambulância e seguranças. Os estudantes começaram a chegar em maior número próximo ao show da banda Chimarruts.

Na Saturnino de Brito

No início da noite de ontem, o movimento já era grande na Praça Saturnino de Brito. A maioria dos estudantes estava concentrada na Rua Duque de Caxias. O trânsito estava bloqueado em três pontos e havia policiamento. Apesar dos preparativos para evitar tumulto, a prefeitura não está mais sujeita a multa se não cumprir uma liminar concedida na última semana. O texto previa 42 banheiros químicos, a presença de conselheiros tutelares e de policiais militares durante a madrugada e que fosse feita uma limpeza nas ruas ao redor da praça antes de o comércio abrir. A prefeitura havia informado que a maioria das medidas previstas na liminar já estavam na programação do poder público, exceto o número de banheiros químicos. Seis foram instalados.