Capes seleciona pesquisadores para doutorado pleno nos EUA

Gestão Universitária, 09/03/2016.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está com processo aberto para selecionar bolsistas para doutorado pleno na Case Western Reserve University (CWRU), nos Estados Unidos.  As bolsas serão concedidas no âmbito do Programa CAPES/CWRU. As inscrições ficam abertas até 18 de março.

A iniciativa prevê a dupla diplomação entre o Department of Macromolecular Science and Engineering e um dos seguinte Programas de Pós-Graduação (PPG) de instituições brasileiras: PPG em Engenharia Mecânica da PUC-Rio, PPG de Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da UFRJ, PPG em Ciência e Engenharia de Materiais da UFSCar e PPG em Química da UFRGS.

O Departamento de Ciência e Engenharia Macromolecular de CWRU é o líder nos Estados Unidos e um dos líderes mundiais na área de polímeros. O objetivo dessa ação é explorar as potencialidades de cada instituição envolvida para fornecer ao aluno formação de alta qualidade, com possibilidade de atuação em diferentes setores da indústria e do mundo acadêmico.

O programa admite alunos com mestrado nas áreas de Engenharia, Física, Química, Ciência de Materiais, Matemática e afins e prevê que os alunos façam as disciplinas todas no Brasil no primeiro ano. No segundo e terceiro anos o aluno irá desenvolver pesquisa em CWRU e retornará no último ano para o Brasil, onde defenderá a tese. Os alunos aceitos receberão bolsa de estudo da Capes. As disciplinas serão realizadas no Brasil e a língua oficial e única do programa é o inglês.

Comentários estão fechados.