Restaurante Universitário será gratuito a alunos com benefício socioeconômico

Jornal A Razão, 30/03/16, Geral

Os cerca de 3,5 estudantes da UFSM que possuem o benefício terão gratuidade nas refeições Os cerca de 3,5 mil estudantes que possuem benefício socioeconômico (BSE) terão gratuidade em todas as refeições do Restaurante Universitário de Santa Maria.  Essa medida passará a valer em no máximo 30 dias e está prevista no Plano de Assistência Estudantil. A decisão foi tomada em reunião após reinvindicação do Diretório Acadêmico dos Estudantes (DCE) e das diretorias da Casa do Estudante Universitário. Hoje, em dia os alunos que possuem o benefício pagam R$ 0,50 pelo almoço e janta. As refeições para os alunos que não possuem o BSE custam R$ 2,50.  Superlotação segue no Restaurante Universitário Desde o início do semestre, o movimento tem sido intenso tanto nas duas unidades do Restaurante Universitário no campus, quanto na unidade do Centro.  De acordo com a pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), estão sendo estudadas alternativas para minimizar o tempo de permanência dos usuários nas filas.  Uma delas é a nova cozinha industrial do RU. Após três licitações, a conclusão da nova cozinha industrial do Restaurante Universitário ocorrerá até o início do primeiro semestre letivo de 2017. A obra é vista como fundamental para a diminuição das extensas filas, já que o espaço ocupado pela cozinha hoje, será transformado em refeitório. A nova cozinha possibilitará a ampliação na produção, sendo possível servir 12 mil refeições diárias. Na atual cozinha da unidade central do RU, são produzidas de 7 mil a 8 mil refeições por dia.