Tecnologia tranquiliza quem aguarda pacientes em cirurgia no Universitário

Diário de Santa Maria, 13/04/16, Geral, Pág. 11.

Familiares que aguardam pacientes em cirurgia no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) agora podem acompanhar o processo em tempo real. Um equipamento – instalado na antessala do centro cirúrgico, no subsolo do hospital – repassa informações sobre o andamento dos procedimentos.

Trata-se de um monitor que exibe o nome de cada paciente e as situações que vive desde que sai do quarto para o procedimento até o momento em que deixa a sala de cirurgia. O equipamento vai atualizando cada movimentação realizada e ainda informa aos familiares para qual unidade de internação o doente foi encaminhado. Os dados são repassados ao sistema por enfermeiros do bloco cirúrgico.

O equipamento funciona graças ao AGHU, um aplicativo de gestão dos hospitais universitários públicos que está sendo instalado em módulos, desde 2014, no Husm.

No final de novembro, a equipe da secretaria passou por capacitação para saber operar o sistema. Em dezembro, foi a vez dos enfermeiros do bloco cirúrgico. A previsão era que o equipamento entrasse em operação ainda em janeiro, mas só começou a funcionar no início de abril.