Conheça o aluno da UFSM eleito peão estadual

ClicRBS, 22/04/2016, Diário de Santa Maria

Guilherme Felipe Milanesi Callegaro consagrou-se 2º Peão do Rio Grande do Sul no último final de semana

Ainda emocionado, Guilherme Felipe Milanesi Callegaro, consagrado 2º Peão do Rio Grande do Sul gestão 2016/2017, virou assunto entre amigos e pessoas ligadas ao meio tradicionalista em todo o Estado. A vitória repercute nas redes sociais, onde parabenizações e fotos não param de ser compartilhadas.

O concurso foi realizado durante o 28º Entrevero Cultural de Peões, na cidade de Portão. O aluno da UFSM representou o DTG Noel Guarany.

– A conquista está sendo muito comemorada, porém mais importante do que o cargo foram todas as amizades que fiz durante toda a preparação e na participação nos eventos, em diversos locais do Estado. Esse certamente foi o maior prêmio. Aproveito para deixar meus agradecimentos a José Guilherme Petry Paraginski e ao Kauan Frazin Porto, Guri e Piá que representaram muito bem a nossa região. Agora é continuar trabalhando para representar da melhor forma possível os peões do RS – resume Callegaro.

Segundo o estudante, a inserção no mundo dos CTGs começou pela dança. A partir disso, veio a vontade de participar e se envolver cada vez mais com o tradicionalismo.  Nesta trajetória, foram muitos os esforços para poder  representar sua entidade, bem como a 13ª Região Tradicionalista, que envolve Santa Maria e outros 16 municípios.

– Estudos, treinos e ensaios foram parte da preparação para fazer o melhor possível na fase estadual. O concurso consiste em uma prova escrita com questões sobre história do Rio Grande do Sul e do Brasil, geografia, tradição, tradicionalismo e folclore. Além de uma prova oral sobre temas variados, prova artística com danças e outras modalidades e campeiras. A preparação foi muito forte e contei com o auxílio de diversas pessoas, afinal, não se participa de um concurso dessa magnitude sozinho – avalia o peão.

Guilherme Felipe Milanesi Callegaro

Natural de Santo Ângelo (RS) e  criado em Primavera do Leste (MT), Guilherme veio  para Santa Maria para estudar. É engenheiro agrônomo e atualmente aluno do Programa de Pós-Graduação em Agricultura de Precisão e acadêmico de Ciências Econômicas na UFSM. A participação no tradicionalismo teve início no Mato Grosso, no CTG Querência Distante.

Guilherme foi peão do DTG Noel Guarany na gestão 2014/2015, quando venceu, em junho de 2015, o Entrevero de Peões na fase Regional. Lá, ele tornou-se o 1º Peão da 13ª Região Tradicionalista.

DTG Noel Guarany é um projeto de extensão da UFSM

O DTG Noel Guarany é um projeto de extensão da UFSM fundado em 22 de novembro de 2005 por estudantes e professores da instituição.

Desde então, o DTG promove e participa de eventos como rodeios artísticos e campeiros, jantares, fandangos e  festivais de música em Santa Maria e cidades de todo o Estado e do Brasil.

Os trabalhos desenvolvidos pelos integrantes do projeto buscam resgatar valores e a identidade sul rio-grandense, atuando nas áreas artísticas, cultural, social e campeira, sendo uma entidade aberta ao público estudantil e comunidade externa à UFSM.

Em 10 anos de entidade, este é o segundo título estadual que o DTG Noel Guarany traz para Santa Maria e a UFSM. Na gestão  2013/2014, Rafael Silva consagrou-se 3º Peão Farroupilha do RS.