UFSM terá local exclusivo para atendimento de quem estiver no campus

Diário de Santa Maria, 13/05/2016 

Ambulância e profissionais da saúde ficarão à disposição da comunidade acadêmica

  UFSM terá local exclusivo para atendimento de quem estiver no campus Maiara Bersch/Agência RBSUma antiga reivindicação de estudantes e servidores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) está prestes a virar realidade, um local exclusivo para atendimento médico, que não seja caso de urgência, quando o Hospital Universitário (Husm) faz o atendimento. Uma licitação está em fase final para a aquisição de uma ambulância. Uma equipe com médicos e enfermeiros também será contratada e ficará à disposição de quem passa pelo campus. O local de atendimento será uma sala no Centro de Eventos da UFSM.

A informação foi confirmada pelo diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), José Édson Paz da Silva. Segundo ele, na quarta-feira, houve uma reunião com o reitor, Paulo Burmann, e outros diretores de centros, coordenadores de cursos e pró-reitores, em que o comandante da UFSM confirmou que, antes de julho, o local deve estar em funcionamento.

– O reitor nos colocou que esta questão está avançada. Essa equipes será criada para atendimento de casos agudos, como o que aconteceu com a estudante de Medicina, que, infelizmente, acabou falecendo. Agora, será tratado com o hospital para que isso seja uma porta de entrada para, quando necessário, o caso seja encaminhado ao Husm – explica Silva.

No início do mês de maio, alunos do curso de Medicina protestaram por conta da morte de uma colega de 22 anos, que estava infectada pelo vírus H1N1. Eles alegam que a estudante procurou atendimento no Pronto-Socorro do Husm, mas que ele não teria sido adequado. Nesta quinta-feira, os acadêmicos voltaram a protestar, desta vez, em frente ao hospital, reivindicando melhorias na estrutura e no funcionamento do Husm e também atendimento assegurado à comunidade da UFSM.

Comentários estão fechados.