Último dia para se inscrever no Enem

ClicRBS, 20/05/2016, Diário de Santa Maria

No ano passado, a UFSM utilizou as notas do Enem para preencher 80% das vagas, por meio do Sisu (Deivid Dutra / A Razão)

Encerram hoje as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os estudantes que quiserem concorrer às vagas por meio deste processo, inclusive à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), têm até as 23h59 para acessar o site e garantir a inscrição. Até o último balanço divulgado pelo Ministério da Educação, mais de seis milhões de pessoas realizaram o cadastro. A expectativa da pasta é que até hoje os números cheguem a oito milhões. As provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro deste ano.

A nota do Enem é usada como critério de acesso ao ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni).
A avaliação também é requisito para receber benefícios como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), bem como participar de outros programas, como o Ciência sem Fronteiras.

A inscrição só é confirmada após o pagamento da taxa de R$ 68, até o dia 25 deste mês. Destaca-se que são isentos do pagamento de taxa estudantes concluintes do ensino médio em escolas públicas e os participantes de baixa renda.

Exame na UFSM

Neste mês, a Universidade divulgará edital com os percentuais para preenchimento de vagas. No ano passado, 80% delas foram preenchidas via Sisu e 20% pelo Processo Seletivo Seriado.

Na última semana, a UFSM divulgou nota oficial aos possíveis candidatos ao Processo Seletivo Seriado (Prova Seletiva 3). A instituição reforça que o resultado do Enem será aproveitado na última etapa do processo seriado. Assim, os estudantes que realizaram as provas ao final do primeiro e segundo anos do ensino médio, e concluem em 2016 a etapa, deverão se inscrever no Exame.

Esta será a última prova do Processo Seletivo Seriado da UFSM. A partir do próximo ano, com ingresso em 2018, os candidatos que quiserem entrar na instituição terão que realizar o Enem para acessar o Sistema de Seleção Unificada. Este será, cem por cento, a porta de entrada à Universidade Federal de Santa Maria.

Simulado no Riachuelo

Os alunos do colégio Riachuelo terão uma grande oportunidade na preparação para o Enem. Os estudantes realizarão neste final de semana simulado que segue o modelo nacional. Vários aspectos estarão envolvidos que podem influenciar o aluno no dia da prova, como gerenciamento de tempo, cansaço e nervosismo. Os alunos do colégio também terão acesso a uma simulação do Sistema de Seleção Unificada.