Eurocopa de Mesa movimenta botonistas no próximo domingo

EsporteSUL, 02/06/2016

A Eurocopa 2016, a principal competição europeia de seleções e uma das maiores do mundo, só começa no dia 10 de junho, na França, reunindo vinte quatro escretes do velho continente. Porém, Santa Maria terá no próximo domingo, dia 5, um gostinho do torneio que antigamente chegou a ser chamado de “Copa do Mundo sem Brasil e Argentina”. Promovida pelo Núcleo Universitário de Futebol de Mesa (Nufume), o Ginásio 2 do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) sedia a Eurocopa de Mesa, que assim como a sua xará europeia colocará em campo apenas selecionados nacionais.

– Santa Maria cresceu muito em qualidade nesta modalidade de disputas, sempre tem um técnico diferente se destacando. E a nova geração vem praticando com bastante empenho e vontade de melhorar. Temos quatro jovens entre 13 e 16 anos. Isso gratifica quem sempre batalhou pela renovação. Quando começamos o projeto na UFSM, em 2006, tínhamos uns poucos abnegados. Hoje temos três grupos bem consolidados na cidade, o que demonstra que o trabalho gerou frutos. – Comenta Otacílio Neto, presidente do Nufume e que estará a frente da Inglaterra na Eurocopa de Mesa.

Ao contrário da grande maioria dos torneios realizadas na temporada, a Eurocopa será realizada em caráter amistoso, sem contar pontos para o ranking do Nufume. Ao todo serão dezesseis seleções divididas em quatro grupos. Entre as confirmadas estão a Alemanha, França, Inglaterra, Espanha, Portugal, Suécia, Dinamarca, Holanda, Albânia e até a extinta União Soviética.

Para confirmar o tom de confraternização da competição, antes da “bola rolar” pela Eurocopa de Mesa ocorre um café da manhã coletivo, com bolos, lanches e bebidas ofertadas pelo Nufume.

– Vai ser uma competição amistosa, com bastante conversas e confraternização, a começar pelo café matinal coletivo com direito a chocolate, chá, café, biscoitos, bolos e queijos. – Acrescenta Otacílio Neto.

Futebol de mesa volta a fazer parte da programação do final de semana. Foto: Divulgação/Nufume

Eurocopa de Mesa será disputada em quatro canchas e levará em conta a regra gaúcha. (Foto: Divulgação/Nufume)

Por Bruno Tech, em 02/06/2016