Trânsito será bloqueado a partir desta segunda-feira para festa dos bixos em Santa Marias

Diário de Santa Maria, 09/08/2016, Geral, Online.

Prefeitura ainda estuda, nesta segunda-feira, como será a fiscalização durante as comemorações

Trânsito será bloqueado a partir desta segunda-feira para festa dos bixos em Santa Maria Ronald Mendes/Agencia RBS

Foto: Ronald Mendes / Agencia RBS

A prefeitura de Santa Maria confirmou, na manhã desta segunda-feira, que vai fechar as ruas do entorno da Praça Saturnino de Brito, no Centro, para a tradicional festa de recepção dos calouros e volta às aulas de alunos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Leia outras notícias sobre as festas do bixos na Praça Saldanha Marinho

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Silvio Souza, será bloqueado o trânsito nos seguintes cruzamentos: Dr. Bozano com Serafim Valandro, Duque de Caxias com Venâncio Aires e Duque de Caxias com Niederauer.

Agentes da Gerência Municipal de Trânsito (GMT) estarão posicionados nos trechos para ajudar motoristas e fiscalizar os veículos.

UFSM promove a 2ª Semana da Calourada a partir desta segunda-feira

Conforme o secretário adjunto de comunicação, Luiz Otávio Prates, o bloqueio deve acontecer a partir das 19h desta segunda e liberado durante a madrugada, ao fim da festa. A situação deve se repetir até sexta-feira, como aconteceu no primeiro semestre deste ano e também em 2015.

Uma reunião entre as secretarias de Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Urbano, Comunicação e Programação Institucional e Guarda Municipal deve definir outras ações para dar segurança a quem estiver festejando e sossego para os moradores da região.

Ainda conforme Prates, é provável que que as ações de fiscalização sejam semelhantes às que foram feitas durante o trote no primeiro semestre deste ano. Isso quer dizer que pode haver instalação de banheiros químicos e de lixeiras, monitoramento por meio de câmeras, fiscalização de bares (enfoque em alvará e venda de bebida alcoólica) e de questões relacionadas ao sossego público (som alto, por exemplo). O apoio da Brigada Militar (BM) também deve ser solicitado.

No primeiro semestre, as medidas foram avaliadas como eficazes pelos moradores da região. Houve a garantia da segurança, limpeza e sossego mesmo quando houve reunião reunião de 2 mil pessoas na praça.

Balanço é positivo em relação às festas dos calouros na Praça Saturnino

Nesta segunda-feira, mais de 16 mil alunos dos cursos de graduação da UFSM retornam às aulas na instituição. Para recepcionar os estudantes e marcar o início do segundo semestre letivo, a instituição organizou a 2ª Semana da Calourada, com shows, atrações culturais, debates e atividades diversas. A programação (confira aqui) começa nesta segunda-feira e vai até domingo.

Veja como ficará o trânsito no entorno da Praça Sartunino de Brito. Bloqueios se estenderão ao longo de toda esta semana. Alterações começam a partir das 19h desta segunda-feira