Começam as aulas da UFSM e os trotes

Categorias Jornal A Razão

A Razão, 08/08/2016

Hoje é dia de volta às aulas para os cerca de 25 mil alunos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Junto com quem já está com sua graduação em curso, chega também uma turma de calouros que inicia suas aulas no segundo semestre. A universidade prepara uma semana de recepção para os alunos no campus. Mas o alvo, e o assunto mais falado nesta época, são os trotes e a reunião de milhares de jovens no centro da cidade, mais precisamente na Praça Saturnino de Brito, a popular “Praça do Brahma”.

A Prefeitura vai definir na manhã de hoje como proceder durante a semana. O prefeito Cezar Schirmer (PMDB) se reunirá com representantes das secretarias de Mobilidade Urbana e de Desenvolvimento Urbano, mais a Guarda Municipal. O secretário de Mobilidade Urbana, Silvio Souza, afirma que tudo será discutido e definido na reunião com o prefeito. “Em princípio vamos fechar as ruas, mas vamos definir em reunião, se há necessidade de fechar mesmo ou apenas fazer o acompanhamento. Tudo será definido na segunda (hoje)”, disse o secretário por telefone. A Brigada Militar e a Polícia Civil deverão fazer o policiamento. Como no trote do início do ano, deve acontecer o monitoramento por meio das câmeras instaladas no entorno da praça e em ruas próximas.

Festa atrapalha taxistas

A junção de milhares de pessoas no entorno da Praça Saturnino de Brito gera polêmica entre moradores e também entre os taxistas que têm o ponto na Rua Dr. Bozano. O fechamento das ruas e a movimentação de pessoas atrapalham os profissionais. “É sujeira, briga, bagunça, gente bêbada. A gente deixa de trabalhar. A rua é pública, mas não para esse tipo de coisa, de estudante bêbado carregado. Essa praça virou a praça da bagunça”, reclama o taxista Laureci Silva, 57 anos, que atua no ponto há 20 anos.

A segurança é outro ponto que chama a atenção. Até mesmo de quem participa da festa. A estudante Gabriela Daudt, 18 anos, mora em um prédio próximo à praça e diz que não se sente incomodada. “A mim não atrapalha. Ano passado eu até vim para cá. Mas fico preocupada com por causa da segurança”, revela. Renê Theobald, 23 anos, também chama a atenção para assaltos e brigas que acontecem durante a noite. “Mais tarde da noite fica ruim. Os estudantes vão embora e fica um monte de gente que não tem nada a ver, fica esse pessoal que causa problemas”, afirma o estudante.

UFSM aposta na arte

Na tentativa de desviar o fulxo de calouros para o centro e evitar trotes abusivos, a UFSM preparou uma semana cheia de atrações no campus de Camobi.

A semana da Calourada vai de hoje até sexta-feira com shows, teatro e apresentações esportivas (confira a programação no quadro).

Além disso, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) vai acompanhar a movimentação e averiguar com as coordenaçãoes dos cursos caso haja algum registro de abuso.

Segundo Clayton Hilling, pró-reitor da PRAE, a Semana da Calourada vem para tentar mudar a ideia de receber novos alunos com eventos que possam causar constrangimentos. Amanhã, às 9h, o coletivo Mulheres Com Ciência, promoverá uma roda de conversa sobre trotes abusivos, no hall do Centro de Tecnologia.

A UFSM disponibiliza um canal online que aceita denúncias anônimas de violência durante os trotes. O link é portal.ufsm.br/ouvidoria/vinculoManifestacao.html.

Possíveis ações da Prefeitura

* Interrupção do trânsito no entorno da Praça Saturnino de Brito. As medidas serão anunciadas na manhã de hoje, mas no primeiro semestre deste ano, o fluxo de veículos foi interrompido na Rua Dr. Bozano, no trecho compreendido entre Serafim Valandro e Conde de Porto Alegre. A Rua Duque de Caxias, entre Venâncio Aires e Coronel Niederauer, também foi fechada para o tráfego de veículos. No primeiro semestre, a Niederauer ficou liberada em toda a sua extensão

* Restrição de estacionamento. Medida também será definida hoje

* Monitoramento da festa, em tempo real, por meio de câmeras de vigilância, a exemplo do primeiro semestre

* Instalação de banheiros químicos, também a exemplo do primeiro semestre. Número de banheiros será anunciado hoje (na outra edição foram seis)

* Fiscalização dos bares e conferência de alvarás. A venda de bebida fracionada (em copo plástico) deverá ser proibida

* Proibição de som alto a partir das 22h, com fiscalização

* Instalação de lixeiras, tonéis e contêineres para evitar a sujeira na praça e no seu entorno

Quem participa

Guarda Municipal
Funcionários das Secretarias de Mobilidade Urbana e de Desenvolvimento Urbano
Setor de Posturas e Fiscalização de Alvarás
Gerência Municipal de Trânsito

Fonte: Prefeitura de Santa Maria

Programação

Hoje
11h30 às 13h30 – Central da Calourada (RU) + show das bandas Casaco Marrom, Café de Civeta e grupo do curso de Música

Amanhã
11h30 às 13h30 – Central da Calourada (RU 1 e RU 2)
13h30 às 15h – Apresentação do DA da Ed. Física com equipes de handebol feminino e masculino, vôlei e futsal masculino e basquete sobre rodas (Espaço Multiuso)
15h às 16h30 – Aula de Yoga (Espaço Multiuso)
16h30 às 18h – Apresentação das equipes de Jiu-Jitsu, Judô e Rugbi (Espaço Multiuso)

Quarta-feira
11h30 às 13h30 – Central da Calourada (RU 1 e RU 2)
18h às 20h – Realização do “Efêmero Café” plataforma cultural que integra as oficinas do SATIE e PRAE UFSM

Quinta-feira
11h30 às 13h30 – Central da Calourada (RU) + show das bandas Mão do Sopro, Âmago e do rapper NEMEZI
18h – Espetáculos teatrais no Teatro Caixa Preta: “Virgens à Deriva” e “Pra Quem Não Sabe Onde Vai Qualquer Caminho Serve”

Sexta-feira
11h30 às 13h30 – Central da Calourada (RU)
18h – Instalação performática “Instalando”, com obras em processo de alunos do Centro de Artes e Letras

Comentários estão fechados.