Começam as aulas da UFSM e os trotes

Categorias Jornal A Razão

A Razão, 08/08/2016

Hoje é dia de volta às aulas para os cerca de 25 mil alunos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Junto com quem já está com sua graduação em curso, chega também uma turma de calouros que inicia suas aulas no segundo semestre. A universidade prepara uma semana de recepção para os alunos no campus. Mas o alvo, e o assunto mais falado nesta época, são os trotes e a reunião de milhares de jovens no centro da cidade, mais precisamente na Praça Saturnino de Brito, a popular “Praça do Brahma”.

A Prefeitura vai definir na manhã de hoje como proceder durante a semana. O prefeito Cezar Schirmer (PMDB) se reunirá com representantes das secretarias de Mobilidade Urbana e de Desenvolvimento Urbano, mais a Guarda Municipal. O secretário de Mobilidade Urbana, Silvio Souza, afirma que tudo será discutido e definido na reunião com o prefeito. “Em princípio vamos fechar as ruas, mas vamos definir em reunião, se há necessidade de fechar mesmo ou apenas fazer o acompanhamento. Tudo será definido na segunda (hoje)”, disse o secretário por telefone. A Brigada Militar e a Polícia Civil deverão fazer o policiamento. Como no trote do início do ano, deve acontecer o monitoramento por meio das câmeras instaladas no entorno da praça e em ruas próximas.

Festa atrapalha taxistas

A junção de milhares de pessoas no entorno da Praça Saturnino de Brito gera polêmica entre moradores e também entre os taxistas que têm o ponto na Rua Dr. Bozano. O fechamento das ruas e a movimentação de pessoas atrapalham os profissionais. “É sujeira, briga, bagunça, gente bêbada. A gente deixa de trabalhar. A rua é pública, mas não para esse tipo de coisa, de estudante bêbado carregado. Essa praça virou a praça da bagunça”, reclama o taxista Laureci Silva, 57 anos, que atua no ponto há 20 anos.

A segurança é outro ponto que chama a atenção. Até mesmo de quem participa da festa. A estudante Gabriela Daudt, 18 anos, mora em um prédio próximo à praça e diz que não se sente incomodada. “A mim não atrapalha. Ano passado eu até vim para cá. Mas fico preocupada com por causa da segurança”, revela. Renê Theobald, 23 anos, também chama a atenção para assaltos e brigas que acontecem durante a noite. “Mais tarde da noite fica ruim. Os estudantes vão embora e fica um monte de gente que não tem nada a ver, fica esse pessoal que causa problemas”, afirma o estudante.

UFSM aposta na arte

Na tentativa de desviar o fulxo de calouros para o centro e evitar trotes abusivos, a UFSM preparou uma semana cheia de atrações no campus de Camobi.

A semana da Calourada vai de hoje até sexta-feira com shows, teatro e apresentações esportivas (confira a programação no quadro).

Além disso, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) vai acompanhar a movimentação e averiguar com as coordenaçãoes dos cursos caso haja algum registro de abuso.

Segundo Clayton Hilling, pró-reitor da PRAE, a Semana da Calourada vem para tentar mudar a ideia de receber novos alunos com eventos que possam causar constrangimentos. Amanhã, às 9h, o coletivo Mulheres Com Ciência, promoverá uma roda de conversa sobre trotes abusivos, no hall do Centro de Tecnologia.

A UFSM disponibiliza um canal online que aceita denúncias anônimas de violência durante os trotes. O link é portal.ufsm.br/ouvidoria/vinculoManifestacao.html.

Possíveis ações da Prefeitura

* Interrupção do trânsito no entorno da Praça Saturnino de Brito. As medidas serão anunciadas na manhã de hoje, mas no primeiro semestre deste ano, o fluxo de veículos foi interrompido na Rua Dr. Bozano, no trecho compreendido entre Serafim Valandro e Conde de Porto Alegre. A Rua Duque de Caxias, entre Venâncio Aires e Coronel Niederauer, também foi fechada para o tráfego de veículos. No primeiro semestre, a Niederauer ficou liberada em toda a sua extensão

* Restrição de estacionamento. Medida também será definida hoje

* Monitoramento da festa, em tempo real, por meio de câmeras de vigilância, a exemplo do primeiro semestre