Descubra UFSM aguarda 25 mil visitantes nos três dias do evento em Santa Maria

Diário de Santa Maria, 13/09/2016

Descubra UFSM aguarda 25 mil visitantes nos três dias do evento em Santa Maria Ronald Mendes/Agencia RBS                                                              Foto: Ronald Mendes / Agencia RBS

A 3ª Edição do Descubra UFSM deve receber cerca de 25 mil pessoas nos três dias do evento. São visitantes e estudantes que vão poder conhecer um pouco mais sobre a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Para isso, são ofertados espaços de lazer e entretenimento.

O coordenador do Descubra UFSM, Jerônimo Tybusch, destaca, entre as novidades, o Descubra o Seu Lugar no Universo, iniciativa do Programa de Educação Tutorial (PET) Física.

– Pequenas torres metálicas foram instaladas, ao longo do caminho que os visitantes fazem para chegar ao evento, com a representação de cada astro. Os membros do PET vão ser os guias e explicar tudo relacionado aos planetas – conta.

Haverá ainda espaços com música, jogos e brinquedos. Entre eles, está o Vibe Descubra, onde será possível descansar e se divertir com DJs, jogos eletrônicos e apresentações artísticas de escolas.

Quem gosta de chimarrão vai encontrar no Centro de Eventos um lugar dedicado a ele. Serão ofertadas erva-mate e água quente. Se já não fosse o bastante, o Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Noel Guarany fará oficinas para ensinar quem quiser a preparar a bebida e também como jogar truco.

Outra iniciativa bacana foi a da instalação de coletores de lixo. Eles permitem a separação dos resíduos. A triagem dos recicláveis será feita pelas Associações de Catadores em um galpão no Centro de Eventos, onde os visitantes poderão acompanhar de perto o processo da coleta seletiva, além de receber informações sobre a sua importância.

Proposta interessante também é a dos acadêmicos do curso de Psicologia da UFSM. Haverá um estante que vai tratar da integração entre arte e saúde. Oficinas que tratarão sobre relações amorosas, consumo de drogas, uso de tecnologias digitais, pobreza e políticas públicas por meio da arte.

O Descubra, como chama a organização, começa nesta quinta-feira e vai até sábado, sempre das 9h às 17h, no Centro de Eventos no campus em Camobi. A entrada é de graça e o evento é aberto ao público em geral.