Cursos de graduação da UFSM exibem o que tem de melhor

Diário de Santa Maria, 16/09/2016

Cursos de graduação da UFSM exibem o que tem de melhor Jean Pimentel/Agencia RBSFoto: Jean Pimentel / Agencia RBS

Os ônibus vindos de várias localidades do Estado, o movimento dos estudantes pelo campus, a música, as placas e as flores indicam o caminho: logo à frente está o Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Maria, local do 3º Descubra UFSM. A feira, na qual os 106 cursos da instituição tentam mostrar suas melhores características, começou nesta quinta-feira e pode ser visitada até sábado, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.

Quem for à feira vai se sentir muito bem-vindo. Ao passar pelo florido pórtico de entrada, os visitantes são recepcionados por guias e presenteados com um ecobag (bolsa ecológica), um mapa do campus e uma lista de serviços do evento. Dali, avista-se a Rua das Artes, o Espaço Cultural, e os pavilhões.A Rua das Artes, segundo a professora de Artes Visuais Rebeca Stumm, é ¿um estande aberto e interativo, no qual as artes (visual, cênicas, dança, música e letras) podem mostrar aos futuros acadêmicos suas produções¿. No espaço, os visitantes são convidados a se expressar por meio do dicionário humano, pinturas, gravuras e encenações.

O palco, mais ao fundo, espera suas estrelas para apresentações musicais entre 12h30min às 17h. E quem tiver vontade de mostrar sua alma de artista pode, sozinho ou com os amigos, trazer seu instrumento e sua voz e se apresentar na hora. É de graça.Depois do palco, tem o pavilhão principal, com estandes de artesanato e decoração, e espaços para os cursos de graduação. Neles, os visitantes podem tirar dúvidas, conhecer e ¿exercer¿ a futura profissão. Na banca do curso de Jornalismo, por exemplo, é possível que os estudantes brinquem de repórter de TV, gravando entrevistas e tudo.
Já o Vibe Descubra é um espaço musical democrático, que vibra ao som da música eletrônica, dos sucessos do funk e da MPB. Idealizado pela Multiweb da UFSM, o local ajuda a garotada a socializar. Além de ser um ótimo espaço para formar novas amizades, conhecer pessoas, há também a possibilidade dos estudantes realizarem um cadastro no serviço de estágios do Grupo CVI.Para quem gosta de chimarrão, no Centro de Eventos, há um lugar dedicado a ele, onde são oferecidos erva-mate e água quente. Ao lado, o Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Noel Guarany realiza oficinas relacionadas a temas tradicionais, como o truco.
Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS

Como se não bastasse, mais ao fundo há brinquedos: um touro mecânico e uma cancha de futebol em cama elástica. E espalhados pelo campus um Sistema Solar com informações sobre cada um dos planetas que formam a Via Láctea.

Jeronimo Tybusch, coordenador de Planejamento da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (Prograd) e do Descubra, diz que são esperadas mais de 25 mil pessoas nos três dias.

– Diferentemente das edições anteriores, o 3º Descubra está mais condensado. A ideia de aproximar é uma oportunidade dos estudantes poderem desfrutar de toda a programação. O lema provoca a subjetividade de cada um, nós queremos que as pessoas se descubram na UFSM¿– ressalta Tybusch.

Julia Camerin, 18, de Uruguaiana, disse estar encanta com o evento.

– Estou amando tudo, mas o que mais gostei foi o estande da Engenharia de Controle e Automação. A conversa com os estudantes e poder visualizar o que é feito por eles, os robôs, consolidou o que eu já queria: ser engenheira – destaca.

No Descubra você ainda encontra exposições, estante de integração entre arte e saúde, como oficinas que tratarão sobre relações amorosas, consumo de drogas, uso de tecnologias digitais, pobreza, políticas públicas por meio da arte. No espaço há também um cadastro para doadores de sangue e medula óssea.