Descubra UFSM atrai milhares de visitantes

Categorias Jornal A Razão

A Razão, 15/09/2016

Descubra UFSM teve início nesta quinta-feira e segue até sábado, no Centro de Eventos. Foto Gabriel Haesbaert / A RazãoDescubra UFSM teve início nesta quinta-feira e segue até sábado, no Centro de Eventos. Foto Gabriel Haesbaert / A Razão

Escolher a profissão ideal é um dos momentos mais importantes na vida de um jovem. E para aqueles que estão em dúvida sobre qual caminho seguir, a 3ª edição do Descubra UFSM pode ser um excelente ponto de partida. A feira teve início hoje (15), no Centro de Eventos, no campus da instituição e segue até sábado.

O Descubra UFSM conta com uma grande estrutura, incluindo um pavilhão onde estão abrigados estandes de diferentes áreas de conhecimento. Há também praça de alimentação, tendas com exposições e serviços, e um espaço diferenciado chamado Vibe Descubra, com jogos eletrônicos, música com DJ, telões e apresentações artísticas de escolas. O público também encontra internet sem fio liberada.

Conforme Simone Marion, uma das coordenadoras da feira, tudo foi feito para que os jovens sintam-se a vontade.

“Organizamos tudo pensando nos estudantes que hoje estão no Ensino Médio. Estimamos receber cerca de 25 mil pessoas, provenientes de escolas de todo o Rio Grande e também de municípios de Santa Catarina”, projeta Simone.

Para o vice-reitor da UFSM, Paulo Bayard, o evento apresenta a universidade para aqueles que buscam uma vaga no Ensino Superior. Ele também ressalta que a instituição está aberta para todas as classes sociais.

“Nenhum jovem vai abandonar a UFSM por falta de recursos financeiros. Independente da classe social, nossos acadêmicos têm oportunidade para realizar seu sonho e chegar aos postos de trabalho mais altos do país. Damos todo o suporte para nossos alunos”, afirma Bayard.

Cursos são apresentados pelos próprios acadêmicos
Os 106 cursos de graduação da UFSM estão representados nas diferentes áreas de conhecimento expostas no Centro de Eventos. Os próprios universitários são os responsáveis por fornecer as informações sobre as faculdades.

Segundo o estudante de Engenharia de Controle e Automação, Milton Brenner Machado, 22 anos, as principais dúvidas dos visitantes são sobre a área de atuação e o rendimento financeiro no mercado de trabalho.

“Eles perguntam tudo. Querem saber, por exemplo, onde trabalhar depois da formatura e também o salário pago na profissão. Eles também demonstram interesse em conhecer melhor as diferentes áreas da engenharia”, explica Machado.

Situação semelhante é encontrada no estande de Tecnologia de Alimentos. Segundo a acadêmica Thaís da Rosa, muitos jovens não conhecem o curso.

“Explicamos que a Tecnologia de Alimentos não possui relação com o curso de Nutrição e nem com gastronomia. Na verdade, é voltado para a fabricação e análise de alimentos”, relata Thaís.

Um dos estandes mais requisitados nesta quinta-feira era o do curso de Arquitetura e Urbanismo. Dezenas de visitantes batiam ponto no local a todo instante.

“Eles perguntam se é preciso saber desenhar antes de entrar no curso e se a disciplina de Cálculo é muito difícil. Nós explicamos que tudo se aprende na faculdade”, explica a acadêmica Michele Ferretto, 25.

O que: Descubra a UFSM
Onde: Centro de Eventos da UFSM
Quando: De hoje (15) até sábado (17), das 9 às 17h
A entrada é gratuita e aberta ao público em geral