Cachoeira do Sul tem a 18ª melhor universidade do Brasil, segundo a Folha

Jornal O Correio, 19/09/2016

UFSM em construção: Cachoeira do Sul terá a maior extensão da 18ª melhor universidade do país/Foto: Arquivo

Cachoeira do Sul está bem no mapa universitário do país. O município possui a extensão da 18ª melhor instituição de ensino superior do Brasil, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O ranking dos melhores centros universitários foi traçado pelo jornal Folha de São Paulo e divulgado nesta segunda-feira, com 195 instituições avaliadas.

A UFSM obteve nota 84,96 e alcançou melhor desempenho no indicador de ensino, com 28,26, o que a coloca na 14ª posição entre as universidades brasileiras, nesse quesito.

CAMPUS

No retrospecto estadual, a federal de Santa Maria é a segunda melhor instituição de ensino superior, perdendo a liderança para a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a quinta melhor instituição universitária do Brasil.

Nos quesitos inovação e internacionalização, a UFSM também aparece bem no mapa da Folha. Ela é a 21ª no quesito inovação e está na 45ª posição no processo de internacionalização.

Com a estruturação da extensão da UFSM no Passo D´Areia, se estima que em dois anos, o campus cachoeirense seja o maior fora da sede da instituição, em Santa Maria.

A outra instituição de ensino superior com extensão no município e que foi avaliada pela Folha foi a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Ela aparece na 66ª colocação no ranking nacional e na nona posição no retrospecto estadual.

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), onde estudam inúmeros cachoeirenses, surge com a 111ª instituição de ensino superior brasileira e a 13ª do Rio Grande do Sul.

A melhor universidade do Brasil, segundo a Folha, é a Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que desbancou a conceituada Universidade de São Paulo (USP), agora, segunda colocada.

RANKING UNIVERSITÁRIO FOLHA

Posição no estado – Instituição – Colocação no ranking da Folha