População da região Leste recebe nova Unidade Básica de Saúde nesta quarta-feira

Jornal A Razão, 27/09/2016, Geral, Online

Foto: João Vilnei/PMSM
Foto: João Vilnei/PMSM

 

Mais de 1,5 mil famílias da região Leste de Santa Maria passam a contar, a partir desta quinta-feira (29), com o atendimento da Unidade Básica de Saúde (UBS) São Francisco, localizada na Rua Santa Maria, na esquina com a Rua São Luiz Gonzaga, no Residencial Dom Ivo Lorscheiter. A solenidade de inauguração acontecerá nesta quarta-feira (28), às 15h30, com a presença do prefeito José Haidar Farret e da secretária de Saúde, Vânia Olivo, coordenadores da unidade e moradores do bairro.

A obra da nova Unidade Básica de Saúde, com uma área construída de mais de 600 metros quadrados, foi executada pela empresa BK Construções, com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), da Caixa Econômica Federal. A UBS vai beneficiar famílias dos núcleos habitacionais Zilda Arns, Dom Ivo Lorscheiter, Leonel Brizola e Vila Maringá.

De acordo com o prefeito Farret, a entrega de mais uma unidade de saúde para a população é a prova de que a Prefeitura está imbuída em dar continuidade e concluir as obras já iniciadas nesta administração. “A partir desta quinta-feira a comunidade de toda a região Leste passa a contar com um novo, moderno e equipado posto de saúde para encaminhamentos de atendimentos médicos, odontológicos e exames. E Isto só está sendo possível porque a prefeitura priorizou, nos últimos anos, os investimentos na saúde, aumentando de 15% para 21% o total dos recursos do orçamento aplicados neste setor”, argumenta o prefeito.

Os usuários podem procurar a Unidade São Francisco, a partir de quinta-feira. O horário de funcionamento será das 8h às 12h e das 13h às 17h. Neste período estará sempre disponível o Setor de Acolhimento aos pacientes, que irá definir o tipo de atendimento. De acordo com a coordenadora da Atenção Básica do Município, médica Maria Suzana Lopes, as consultas com médicos e enfermeiros serão previamente agendadas.

A UBS São Francisco irá contar com uma equipe formada por duas enfermeiras, um técnico de enfermagem, um odontólogo, uma psicóloga e dois médicos, sendo um clínico geral e outro médico de família, apto a atender crianças, pré-natal e clínica. Também terá Sala de Vacina, que inicialmente ficará disponível dois dias por semana e farmácia distrital.  “É uma unidade que terá um processo de trabalho diferenciado, com o apoio de alunos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)”, explica a coordenadora.

29 unidades de saúde reformadas

A atual Administração Municipal investiu, nos últimos sete anos, na reforma de 29 postos de saúde e na valorização dos profissionais. Só em 2015 foram mais de 160 mil atendimentos prestados nas UBSs. Além do posto de saúde que está sendo inaugurado nesta quarta-feira, a Prefeitura também aplicou recursos para a construção de uma nova unidade no Bairro Passo das Tropas. A Secretaria de Município da Saúde também investiu mais de R$ 19 milhões na Farmácia Básica e na gratificação de um salário para médicos e plantonistas.

Comentários estão fechados.