Centro de Educação da UFSM é finalista em prêmio da CGU

Categorias Jornal A Razão

A Razão, 26/10/2016
Centro da UFSM é finalista pelo segundo ano consecutivo por boas práticas (Deivid Dutra / A Razão)
Centro da UFSM é finalista pelo segundo ano consecutivo por boas práticas (Deivid Dutra / A Razão)

O Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), pelo segundo ano consecutivo, é finalista do Concurso de Boas Práticas da Controladoria Geral da União (CGU). O centro concorre com a ferramenta “Gestão Estratégica Integrada e Transparente”. Na segunda-feira, o centro recebeu a visita de três auditores da CGU responsáveis por verificar a aplicação da ferramenta. O instrumento foi apresentado pelo diretor do Núcleo de Execução e Controle Orçamentário, Rodrigo Rorato.

A ferramenta desenvolvida em 2014 disponibiliza online, o controle orçamentário do centro, dividido por unidades setoriais, bem como a planilha de gastos e atos normativos. Cada departamento, coordenação e núcleos pode visualizar e gerir seus recursos, já que as informações estão disponibilizadas na nuvem. O instrumento já foi reconhecido por dois prêmios nacionais: o Concurso de Boas Práticas da CGU 2015 e o Prêmio Conip de Gestão Pública.

Neste ano, a ferramenta foi aprimorada com o acréscimo da tabela “Projeção de Cenários de Despesas” que, a partir do orçamento aplicado em 2015 e 2016, projeta cenários otimistas e pessimistas para o ano seguinte, auxiliando no planejamento dos gestores. Para a diretora do Centro de Educação, Helenise Sangoi Antunes, a indicação já é uma vitória. “É uma conquista da comunidade do Centro de Educação que avança no sentido da transparência dos seus atos financeiros. Estamos a cada ano aprimorando mais a ferramenta”, pontua.

O Concurso de Boas Práticas da CGU tem o objetivo de estimular, reconhecer e premiar iniciativas de órgãos públicos que visem a melhoria da gestão. O Centro de Educação concorre com sete outros entes públicos, como DNIT e EBSERH, na categoria Fortalecimento de Controles Internos.

 

Comentários estão fechados.