UFSM: a 3ª melhor da Região Sul

Categorias Jornal A Razão

A Razão, 25/10/2016

Universidade Federal de Santa Maria teve 62 cursos avaliados. Destes, 10 foram classificados como Excelentes, 36 muito bons e 16 bons

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) se destacou na Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante 2016, divulgado nesta semana. Com 10 cursos avaliados como “Excelentes”, 36 “Muito Bons” e 16 “Boas”, a instituição foi classificada como a 3ª melhor universidade pública da Região Sul e a 15ª no âmbito nacional.

Em 2016, o Guia mediu a qualidade de 13,4 mil graduações – públicas e privadas – e elegeu 6,9 mil melhores cursos. Para participar, o curso deve ter a titulação de bacharelado, ser presencial, ter turmas em andamento e ser oferecido no próximo processo seletivo.

A avaliação que se desenvolve por nove meses ocorrer através de uma pesquisa de opinião feita com professores e coordenadores de curso. Esses profissionais emitem conceitos que permitem classificar os cursos em ruins (1 estrela), regulares (2 estrelas), bons (3 estrelas), muito bons (4 estrelas) e excelentes (5 estrelas). Neste ano, mais de oito mil consultores sistematizaram e analisaram os resultados da pesquisa.

UFSM

Após ter 62 de seus cursos avaliados, a UFSM se destacou entre as instituições superiores públicas da Região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). A Universidade ficou atrás apenas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Confira ao lado os cursos e suas avaliações no Guia do Estudante 2016.

Quem ficou em primeiro lugar no Guia foi a Universidade de São Paulo (USP), que teve 123 cursos avaliados, sendo 102 cinco estrelas e 21 quatro estrelas.

O Guia

O Guia avalia as graduações do país há 26 anos, apontando as melhores instituições de ensino superior – públicas e privadas – do Brasil, e aquelas que mais se destacaram em oito áreas do conhecimento. A Intenção é valorizar e reconhecer a excelência no ensino, fomentar a busca por melhorias nas instituições e auxiliar o estudante na procura por uma universidade qualificada.

Os cursos avaliados com cinco estrelas foram: Administração, Agronomia, Ciências Sociais (bacharelado), Engenharia de Controle e Automação, Filosofia (bacharelado), Medicina Veterinária, Produção Editorial, Química (bacharelado), Serviço Social e Zootecnia, do campus sede da UFSM.