EDUCAÇÃO. Com 10 cursos cinco estrelas, ranking coloca a UFSM como a terceira melhor do sul do País

Blog Claudemir Pereira, 26/10/2016
Universidade teve 62 cursos avaliados pelo Guia. Destes, 10 foram classificados como Excelentes, 36 Muito Bons e 16 Bons (foto Reprodução)
UFSM teve 62 cursos avaliados pelo Guia. Destes, 10 foram classificados como Excelentes, 36 Muito Bons e 16 Bons (foto Reprodução)

Por ANDRESSA MOTTER, da Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM

Com 10 cursos “excelentes”, 36 “muito bons” e 16 “bons”, a Universidade Federal de Santa Maria é destaque na Região Sul e no país na avaliação feita pelo Guia do Estudante (GE), publicação da Editora Abril, divulgada nesta semana.

O GE avalia as graduações do país há 26 anos. Há 12 anos, passou a apontar, também, as melhores Instituições de Ensino Superior (IES) – públicas e privadas – do Brasil, e aquelas que mais se destacaram em oito áreas do conhecimento. Além de realizar estas avaliações, o GE divulga informações sobre cursos, mercado de trabalho, profissões, áreas de atuação e dicas de como passar em vestibulares, através de publicações em seu site e em revistas. A intenção é valorizar e reconhecer a excelência no ensino, fomentar a busca por melhorias nas instituições e auxiliar o estudante brasileiro na procura por uma universidade qualificada.

Além de identificar a Universidade do Ano e as Melhores por Área de Conhecimento, a avaliação de cursos superiores do Guia do Estudante 2016 também foi a base para apontar as melhores instituições de cada região.

A UFSM foi classificada como a 3ª melhor universidade pública da Região Sul, ficando atrás apenas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). No âmbito nacional, UFSM ficou com o 15º lugar, após ter 62 de seus cursos avaliados.

5 estrelas – Os cursos de Administração, Agronomia, Ciências Sociais (bacharelado), Engenharia de Controle e Automação, Filosofia (bacharelado), Medicina Veterinária, Produção Editorial, Química (bacharelado), Serviço Social e Zootecnia, do campus sede da UFSM, foram classificados como excelentes, ganhando 5 estrelas.

4 estrelas – Avaliados como 4 estrelas – equivalente a “muito bons” – estão os cursos de Agronomia, Engenharia Florestal, Relações Públicas e Sistemas de Informação, do campus de Frederico Westphalen; Administração, Enfermagem e Nutrição, de Palmeira das Missões; Arquivologia, Artes Visuais, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Design, Direito, Enfermagem, Engenharia Acústica, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Geografia, História, Letras, Meteorologia, Odontologia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais, Relações Públicas, Sistemas de Informação e Terapia Ocupacional, do campus Santa Maria.

3 estrelas – As 3 estrelas ficaram com os cursos de Engenharia Sanitária e Ambiental e Jornalismo, do campus de Frederico Westphalen; Zootecnia, do Campus de Palmeira das Missões; Arquitetura e Urbanismo, Educação Física, Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Estatística, Física, Jornalismo, Matemática, Medicina, Música, Pedagogia e Teatro, no campus sede.

Em 2016, o GE mediu a qualidade de 13,4 mil graduações e elegeu 6,9 mil melhores cursos. Para participar, o curso deve ter a titulação de bacharelado (com exceção da Pedagogia e da Educação Física), ser presencial, ter turmas em andamento e ser oferecido no próximo processo seletivo.

AVALIAÇÃO, que se desenrola por nove meses, ocorre através de uma pesquisa de opinião feita com professores e coordenadores de curso. Eles emitem conceitos que permitem classificar os cursos em ruins (1 estrela), regulares (2 estrelas), bons (3 estrelas), muito bons (4 estrelas) e excelentes (5 estrelas). Neste ano, mais de oito mil consultores sistematizaram e analisaram os resultados da pesquisa.

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

 

Comentários estão fechados.