Eleições em Porto Alegre, Canoas e Santa Maria alteram deputados do RS

G1 RS, 31/10/2016

Resultado do pleito muda composição na Câmara e na Assembleia.
Vitória de Nelson Marchezan Jr abre caminho para Yeda Crusius em Brasília.

Yeda Crusius é a primeira suplente do PSDB na Câmara  Federal, cargo ainda ocupado por Nelson Marchezan Junior (Foto: Montagem sobre fotos/G1 e Palácio Piratini)Yeda Crusius é a primeira suplente do PSDB na Câmara Federal, cargo ainda ocupado por Nelson Marchezan Junior (Foto: Montagem sobre fotos/G1 e Palácio Piratini)

O resultado das eleições municipais em Porto AlegreCanoas e Santa Maria, no Rio Grande do Sul, alteram também a bancada gaúcha na Câmara Federal e a composição da Assembleia Legislativa. As mudanças devem se confirmam em janeiro de 2017.

eleição de Nelson Marchezan Junior (PSDB) como novo prefeito de Porto Alegre abre caminho para a volta de Yeda Crusius (PSDB) à Câmara dos Deputados. Com Marchezan no Paço Municipal, Yeda, primeira suplente da legenda no cargo, deve assumir o posto de deputada federal em Brasília.

Marchezan já adiantou que fica no cargo até o final deste ano. Ele toma posse como prefeito da capital gaúcha em 1° de janeiro de 2017.

Yeda, de 72 anos, é economista. Foi deputada federal em três legislaturas – 1994, 1998 e 2002. Também foi ministra do Planejamento no governo Itamar Franco, em 1993. A tucana foi eleita governadora do Rio Grande do Sul em 2006. Ela tentou a reeleição em 2010, mas não conseguiu permanecer no cargo.

No início de sua gestão, uma operação da Polícia Federal expôs um esquema de fraude no Departamento de Trânsito (Detran) envolvendo figuras importantes do governo estadual. A Operação Rodin desarticulou um esquema de corrupção nos serviços de exames teóricos e práticos para expedição da carteira de motorista.

Foram desviados cerca de R$ 44 milhões dos cofres públicos entre os anos de 2003 e 2007, segundo apontaram as investigações. Em decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) em junho de 2016, 22 foram condenados e dois foram absolvidos após 30 apelações de réus. Entre os responsabilizados estão dois ex-presidentes do Detran e um ex-reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Novos prefeitos de Canoas e Santa Maria também geram alterações
A eleição do candidato Luiz Carlos Busato (PTB) à Prefeitura de Canoas abriu espaço para que Assis Melo (PCdoB), primeiro suplente da coligação, volte a assumir uma vaga na Câmara dos Deputados. Ele concorreu à Prefeitura de Caxias do Sul no primeiro turno.

E com a eleição do deputado Jorge Pozzobom (PSDB) em Santa Maria, também muda ao quadro na Assembleia Legislativa.

Na bancada do PSDB, a deputada Zilá Breitenbach, primeira suplente da sigla, assume a titularidade do mandato. Atualmente, porém, Zilá está na vaga de Lucas Redecker, que atualmente é secretário de Minas e Energia do governo estadual. O segundo suplente é Sanchotene Felice.

Comentários estão fechados.