Hospital Universitário de Santa Maria recebe R$ 4 mi do governo federal

Rádio Gaúcha SM Online, 24/01/2017

O Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) terá para uso próprio o aporte de R$ 4,061 milhões recentemente. O recurso faz parte do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais, o Rehuf. O montante é para reestruturação e revitalização dos hospitais das universidades federais, integrados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Para o Husm, que é referência para mais de 40 municípios da região, o recurso deve auxiliar no custeio da instituição.

O recurso do Ministério da Educação foi liberado, recentemente, e soma, ao todo, R$ 65,3 milhões para 37 hospitais universitários federais. Entre ele está o Husm.

Os valores, conforme o governo federal, observam a uma série de indicadores, entre eles: metas de desempenho como porte das unidades, número de leitos, taxa de ocupação hospitalar, número de funcionários por leito, complexidade dos serviços, desenvolvimento de pesquisa e ensino, além da inserção dos hospitais nas redes temáticas do Ministério da Saúde como Rede Cegonha, Rede Psicossocial e ações de humanização.