Inscrições para cursos da UFSM para refugiados terminam nesta quinta (16)

Rádio Gaúcha SM Online, 16/03/2017

Foto: Ronald Mendes /Agencia RBS

Encerram nesta quinta-feira (16) as inscrições para ingresso no primeiro semestre na Universidade Federal de Santa Maria para refugiados e imigrantes em situação de vulnerabilidade social. São oportunidades para cursos técnicos, tecnólogos e de graduação.

As inscrições encerrariam nesta quarta-feira (15), porém, como a UFSM aderiu à paralisação nacional, serão aceitas inscrições nesta quinta. Conforme o edital – que está disponível no site da UFSM – os refugiados devem se inscrever através de um processo administrativo com a Pró-Reitoria de Graduação. No edital, consta toda a documentação necessária para participar do processo.

Podem concorrer os imigrantes que: tenham concluído o ensino médio ou equivalente em outro país que não o Brasil; não tenham conseguido seguir seu curso técnico, tecnológico ou de graduação em seu país; ou tenham concluído o curso em seu país, mas não seja útil revalidar o diploma no Brasil. Não será aceito o imigrante que tenha concluído ensino médio ou superior no Brasil.

Se o candidato não tiver como comprovar a conclusão do ensino médio, será preciso realizar o Exame Nacional Supletivo para Jovens e Adultos (Enseja) e usar a nota para a conclusão do Ensino Médio. Conforme o Coordenador de Planejamento Acadêmico da UFSM, Jerônimo Tybusch, já foram recebidas mais de 20 inscrições, e em todas foi possível comprovar a escolaridade dos candidatos.

Em todos os cursos, são reservadas 5% das vagas para refugiados e imigrantes. Caso algum dos candidatos se inscrever a partir desta sexta (17), ele estará concorrendo às vagas do segundo semestre.