EDUCAÇÃO. Comunicação e Cidadania em seminário promovido pela Pós da UFSM. A participação é aberta

Categorias Outros veículos

Blog Claudemir Pereira, 19/03/2017

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM convida pesquisadores e comunidade acadêmica para participarem do Seminário “Comunicação e Cidadania”, no dia 22 de março de 2017. O Seminário tem como convidados os professores doutoresJuciano Lacerda, da UFRN, e Márcio Fernandes, da Unicentro – PR, que trabalham com as temáticas de pesquisa de cidadania, civic Journalism e minorias. O evento ocorre a partir das 14h30, no Auditório do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) – Prédio 74C, no Campus UFSM. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até dia 20 de março pelo link https://goo.gl/forms/aj9HEdovXXrvmQMV2.

O Seminário é promovido pelos Grupos de Pesquisa Comunicação Institucional e Organizacional, coordenado pelas professoras Eugênia Barrichello e Maria Ivete Fossá, e Estudos Culturais e Audiovisualidades, coordenado pelo professor Flavi Ferreira Lisbôa Filho. A sua programação inicia às 14h30 com a palestra “As minorias sociais estão presentes no Civic Journalism?”, de Márcio Fernandes (Unicentro – PR). Logo após, às 15h15, ocorre a palestra “Perspectivas para a cidadania comunicativa”, de Juciano Lacerda. Após as palestras, teremos um tempo para debate e interação com os palestrantes.

Márcio Fernandes é Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e jornalista, graduado pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente, ele é docente do Departamento de Comunicação Social, da Unicentro – Paraná, e do curso de Mestrado em Letras da Unicentro, atuando também como líder do grupo de pesquisa Conversas Latinas em Comunicação. Ele desenvolve pesquisas sobre cidadania e civic journalism, sendo autor do livro Civic Journalism: em busca de um modelo brasileiro (Edunicentro) e co-organizador de diversas obras, como Comunicação, Educação e Cultura na Era Digital (Intercom).

Juciano Lacerda é doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, professor do Curso de Comunicação Social da UFRN e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (UFRN). Ele é coordenador do Laboratório de Pesquisa e Estudos em Comunicação Comunitária e Saúde Coletiva

(LAPECCOS/UFRN) e vice-coordenador do GT Comunicação e Cidadania da Compós – Associação dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. Tem como interesses de pesquisa a Comunicação Comunitária e Cidadã, Publicidade, propaganda e Cidadania, Consumo e Cidadania e mídias comunitárias.

Confira a programação:

14h30 – Palestra “As minorias sociais estão presentes no Civic Journalism?” – Márcio Fernandes (Unicentro – PR)

15h15 – Palestra “Perspectivas para a cidadania comunicativa” – Juciano Lacerda (UFRN)

16h – Debate

16h30 – Coffee Break