Imigrantes e Refugiados _ 24 se inscreveram para estudar na UFSM

Categorias FR News

Jornal FR News, 29/03/17

A Universidade Federal de Santa Maria tem 24 refugiados e imigrantes interessados em estudar na instituição. No mês passado, a UFSM abriu inscrições para o ingresso – ainda para o primeiro semestre deste ano – de pessoas de outras nacionalidades em situação de vulnerabilidade social. As oportunidades ofertadas são para cursos técnicos, tecnólogos e de graduação.

As nacionalidades dos interessados são Bolívia, Colômbia, Congo, Cuba, Guiné Bissau, Haiti, Nigéria e Senegal. Os refugiados e imigrantes desses países estão, basicamente, no Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.

Essas vagas representam um acréscimo ao que já existe dentro de cada curso. O edital da UFSM prevê a reserva do percentual de até 5% do número total de vagas de cada curso, mediante a aprovação do respectivo colegiado.

As solicitações são para cursos técnicos (administração, agropecuária), Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo.

Puderam concorrer às vagas os imigrantes que tenham concluído o Ensino Médio ou equivalente em outro país que não o Brasil; não tenham conseguido seguir seu curso técnico, tecnológico ou de graduação em seu país; ou tenham concluído o curso em seu país, mas não seja útil revalidar o diploma no Brasil. Não será aceito o imigrante que tenha concluído os ensinos médio ou superior no Brasil.

Fonte:Radio Gaúcha SM