União vai repassar R$ 27,8 milhões para quatro hospitais universitários gaúchos

Rádio Gaúcha SM,04/05/17, Geral, Online

Hospitais beneficiados são de Porto Alegre, Santa Maria, Rio Grande e Pelotas

O Ministério da Saúde anunciou, nesta quinta-feira (4), repasse de R$ 27,8 milhões a quatro hospitais universitários do Rio Grande do Sul. O envio de recursos, disponíveis para hospitais de Porto Alegre, Santa Maria, Pelotas e Rio Grande está publicado no Diário Oficial da União.

O hospital que receberá o maior montante é o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, que receberá R$ 12,2 milhões. Em seguida vem o Hospital Universitário de Santa Maria, vinculado à USFM: o aporte será de R$ 7,1 milhões.

Já para o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Júnior, vinculado à FURG, em Rio Grande, serão repassados R$ 4,1 milhões. Para o Hospital Escola da UFPel, em Pelotas, o total destinado será de R$ 3,6 milhões.

No total, são R$ 189,1 milhões repassados em todo o Brasil. A verba é vinculada ao Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF), já que o financiamento dos hospitais universitários é compartilhado entre as áreas da educação e da saúde.

A destinação dos recursos envolve três ministérios, além da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e das prefeituras. A verba diz respeito a assistência, ensino e ampliação dos serviços nas instituições.