Cerca de 1,5 mil candidatos disputam as vagas de ingresso e reingresso da UFSM

Diário de Santa Maria, 31/05/17, Geral e Polícia, Online

Processo seletivo começa em 5 de junho

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) abriu 822 vagas, entre os quatro campi da instituição, para ingresso e reingresso em edital que encerrou as inscrições na última sexta-feira.

Segundo o coordenador de Planejamento Acadêmico da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Jerônimo Tybusch, cerca de 1,5 mil candidatos se inscreveram no processo seletivo. Tybusch, que também é responsável institucional pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) na UFSM e presidente da Comissão de Seleção de Ingresso, comenta que, agora, cada curso tem autonomia para avaliar os candidatos.

– Existe um edital geral, que dita as regras básicas do processo, mas cada curso faz a análise necessária para ver se o estudante está apto a ingressar na graduação. Alguns cursos fazem até prova – comenta o professor.

Em geral, um dos cursos que costuma fazer prova de aptidão é o de Música. E foi por essas provas que Bibiana Turchiello, 23 anos, entrou na graduação em Música, pelo sistema de reingresso, no segundo semestre do ano passado.

Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal

Ela toca violino desde os 4 anos de idade, mas conta que não pensava na música como profissão. Quando estava no 5º semestre do curso de Relações Públicas, optou por tentar a graduação do Centro de Artes. Entretanto, a estudante só iniciou o novo curso após a formatura.

– Como faltavam três semestres para a formatura, eu me planejei para entrar na Música logo que eu concluísse a Comunicação. Então, assim que saiu o edital, já me inscrevi. Fiz as três provas, uma teórica e duas práticas, leitura rítmica e solfejo, e fui aprovada – conta Bibiana.

Ela começou a cursar a graduação de bacharelado em violino no segundo semestre do ano passado e prevê a formatura para o meio de 2020.

SELEÇÃO
Conforme o edital, as provas de Música estão agendadas para o dia 5 de junho. Senhas serão distribuídas para os candidatos que estiverem presente. Nas provas práticas, os estudantes farão apresentações individuais para uma banca de professores. Os candidatos também terão a prova teórica nesse dia. O edital especifica quais os cursos que aplicarão prova para os candidatos.

SEM PROVAS
Contudo, nem todos os cursos aplicam testes e apenas a documentação entregue pelo candidato é analisada para ver se o concorrente cumpre os pré-requisitos exigidos pela graduação. O profissional de Tecnologia da Informação (TI) Vinicius Conceição, 32 anos, inscreveu-se no edital de ingresso e reingresso da UFSM aberto em dezembro do ano passado, para a graduação de Meteorologia, e foi aprovado.

Ele conta que cursou dois semestres da Ciência da Computação, em uma universidade particular, quando estava com 18 anos. Mas, depois de perceber que não era naquele curso que desejara se formar, deixou a faculdade.

No ano passado, viu a oportunidade de voltar ao Ensino Superior e decidiu tentar. Com os documentos dos semestres cursados de Ciência da Computação inscreveu-se, mas não precisou fazer provas no processo seletivo.

Hoje, ele conta que se surpreendeu com o curso de Meteorologia, o qual está estudando desde março deste ano.

– A parte de física, de estudo dos ventos e fenômenos como tornados são muito interessantes de serem estudados. O modo como a atmosfera se formou desde a criação. É muito interessante – diz o estudante.

Foto: Fernanda Ramos / especial

AS DATAS DO PROCESSO SELETIVO

5 de junho
Provas de classificação para os cursos que solicitam esta etapa. A lista das graduações que aplicarão avaliação específica aos candidatos consta no edital 29/2017, disponível aqui