UFSM. Eleição para a diretoria do DCE, no campus de Frederico Westphalen, será realizada na quinta (8)

Blog Claudemir Pereira, 07/06/2017, Geral, Online

Por Maiquel Rosauro

A nova direção do DCE da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) não será conhecida na noite desta quarta-feira (7). A votação no campus de Frederico Westphalen irá ocorrer apenas na quinta (8) devido a um raio que provocou queda de energia elétrica na unidade.

A Comissão Eleitoral divulgou um comunicado no qual explica o problema (leia abaixo). Nos campi de Santa Maria, Cachoeira do Sul e Palmeira das Missões, a votação segue normalmente nesta quarta.

Três chapas estão na disputa pelo mandato 2017-2018: Chapa 1 – Representa; Chapa 2 – Lado a Lado; e Chapa 3 – Libertas, que busca a reeleição.

Confira o comunicado da Comissão Eleitoral:
Alteração do dia da votação no campus de Frederico Westphalen para quinta-feira
Durante a última madrugada, a rede elétrica do campus de Frederico Westphalen foi atingida por um raio que deixou o campus sem energia elétrica até este momento. A Direção do Centro suspendeu todas as atividades até as 12h do dia 07 de junho e afirmou que não pode garantir que o funcionamento voltará à tarde.

Recebemos um documento dos Diretórios Acadêmicos dos cursos de Comunicação, Engenharia Ambiental e Sanitária, Agronomia e Engenharia Florestal solicitando a alteração do dia de eleição no campus de Frederico Westphalen devido à incerteza do retorno das atividades e de muitas aulas já terem sido canceladas.

Por isso, a Comissão Eleitoral reuniu-se com os representantes de todas as chapas que concorrem às eleições para tentarmos chegar em um consenso a respeito da situação. Contudo, mesmo após horas de reunião, não foi possível chegar em um acordo.

Dessa forma, a Comissão Eleitoral decidiu por meio de votação (com 5 votos contra 1) que as eleições no campus de Frederico Westphalen ocorrerão no dia 08/06/2017, quinta-feira, das 8h30 às 22h. A decisão foi tomada no sentido de buscar garantir que as/os estudantes possam ter a eleição do seu campus em um dia no qual as atividades estejam ocorrendo normalmente, sem que esteja esvaziado.

Mesmo compreendendo que existe a possibilidade de a situação não voltar à normalidade antes da quinta-feira, as eleições permanecerão na mesma data (08/6) por não ser possível adiarmos mais.

O término da campanha eleitoral permanece às 23h59min de hoje.

O processo eleitoral ocorrerá normalmente nos demais campi (07 de junho, quarta-feira). As urnas dos campi de Santa Maria, Palmeira das Missões e Cachoeira do Sul, permanecerão lacradas e guardadas em sala trancada e com fiscalização da Comissão Eleitoral e fiscais das chapas até a apuração dos votos, que se iniciará às 22h do dia 08.

Contamos com a compreensão de todas e todos.