Que documentos levar e quais os locais de votação para reitor da UFSM

Diário de Santa Maria, 26/06/2017.

Foto: DSM

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) escolhe, nesta terça e quarta-feiras, o reitor para a gestão de 2018 a 2021. Disputam o comando da UFSM o atual reitor Paulo Burmann, o ex-vice-reitor Dalvan Reinert e a atual diretora do Centro de Educação, Helenise Antunes. Os três candidatos têm até as 23h59min desta segunda-feira para pedir voto aos mais de 34 mil eleitores.

Também nesta segunda, os três concorrentes terão a última oportunidades de apresentar suas propostas no debate na TV Campus, a partir das 13h. Além da TV, o embate será transmitido pela Rádio Universidade e pelo Facebook da UFSM. Até o momento, segundo o presidente da Comissão de Consulta para Indicação do Reitor e Vice-reitor da UFSM, Jorge Alves, a campanha é tranquila e os poucos questionamentos feitos foram mais para esclarecer dúvidas.

– Foram muito poucos recursos e nenhum de uma chapa contra outra – informou Alves.

A votação começa nesta terça, pelos polos de Educação à Distância (EaD) de São Lourenço do Sul, Santana do Livramento, Novo Hamburgo e Três de Maio. Já na quarta, ocorre a votação em Santa Maria e nos campi de Frederico Westphalen, de Palmeira das Missões e de Cachoeira do Sul. Na sede da UFSM, a votação será aberta no Hospital Universitário, às 6h. Ao total, segundo o presidente da comissão, trabalharão 150 mesários na eleição, além dos fiscais indicados pelas chapas, e serão 65 urnas.

Apuração

Serão usadas urnas eletrônicas, exceto nos polos de EaD, nos campi de Cachoeira, Palmeira e Frederico, além do Prédio de Apoio em Santa Maria. A apuração começará logo após o fim da votação, às 22h, no CTG Sentinela da Querência. Já o nome mais votado, projeta Alves, deverá ser conhecido pelas 3h da madrugada de quinta.

Em 5 de julho, a comissão entrega o resultado ao Conselho Universitário, responsável por enviar a lista com os três nomes ao Ministério da Educação. Normalmente, o MEC escolhe o nome mais votado na consulta.