Eleição para a Reitoria da UFSM encerra nesta quarta-feira

Diário de Santa Maria,27/06/17, Economia e Política, Online

Eleição para a Reitoria da UFSM encerra nesta quarta-feira Minica Eidelwein/Divulgação

Foto: Minica Eidelwein / Divulgação

Termina nesta quarta-feira, às 22h, as eleições para a escolha do reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para os próximos quatro anos.

Três chapas disputam o comando da instituição de ensino: o atual reitor Paulo Burmann, o ex-vice-reitor Dalvan Reinert e a diretora do Centro de Educação, Helenise Antunes.

O processo eleitoral iniciou nesta terça-feira nos polos de Educação a Distância (Ead), somando mais de 1,6 mil eleitores. A votação, que foi em cédula de papel, encerrou-se às 20h e até o fechamento desta edição ocorria tranquila, conforme o presidente da Comissão de Consulta para Indicação do Reitor e Vice-Reitor da UFSM, Jorge Alves.

A votação mais expressiva ocorre nesta quarta-feira com a participação dos eleitores dos campi de Santa Maria, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Cachoeira do Sul. Ao total, o processo eleitoral da UFSM envolve mais de 34 mil votantes, entre professores, estudantes e técnico-administrativos.

Nos campi fora de Santa Maria, as urnas fecham às 20h. Já na sede da UFSM, a votação se encerra às 22h. A previsão é que a apuração comece depois da chegada de todas as urnas ao CTG Sentinela da Querência, onde ocorrerá a contagem.

Contudo, em caso de as chapas concordarem, a apuração pode começar antes, já que os votos de Frederico e Palmeira devem só chegar a Santa Maria por volta da meia-noite, segundo informou o presidente da comissão, Jorge Alves.

A comissão projeta que o resultado seja divulgado nas primeiras horas da madruigada de quinta.

Já no dia 5, a comissão entrega o resultado das três chapas ao Conselho Universitário, que envia a lista tríplice ao Ministério da Educação. Cabe ao MEC confirmar o reitor.

O PROCESSO ELEITORAL

– Das 6h às 22h – Hospital Universitário (Husm)

– Das 8h às 22h – Reitoria, CAL, CCNE, CCS, CCR, Antiga Reitoria, CCSH, Prédio de Apoio, CE, CEFD, CT, CTISM, Politécnico

–Das 8h às 20h – Campi Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões