Evento distribui 3 toneladas de bergamota em Santa Maria

Categorias G1 RS

G1 RS, 03/07/2017.

Clique na imagem aqui ou na imagem acima para ter acesso à integra do vídeo.

‘Bergaday’ reuniu milhares de pessoas no campus da UFSM na tarde deste domingo (2).

A fruta mais querida pelos gaúchos no inverno ganhou uma festa só pra ela. A 3ª edição do “Bergaday”, ou “Dia da Bergamota”, reuniu milhares de pessoas na ensolarada tarde deste domingo (2) no campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na cidade da Região Central do estado.

No resto do país, a bergamota é chamada de tangerina ou mexerica. No Rio Grande do Sul, ganhou o carinhoso apelido de “berga”.

Segundo os organizadores, foram distribuídas cerca de 3 toneladas da fruta. Pelas 15h, o público chegou ao campus, com cadeiras de praia e estendendo cangas na grama. A tarde foi embalada por um show da banda “Batata e os Bergas”.

O “Bergaday” é uma iniciativa dos alunos do curso de Relações Públicas da UFSM. A proposta dos universitários é bem simples: passar o dia ao ar livre, tomando chimarrão e comendo bergamota.

O hábito ganhou até um nome próprio: “Lagartear”. Diz o gaúcho que é o ato de “ficar sob sol em um dia de frio, saboreando a famosa fruta e aquecendo o corpo, preguiçosamente”.

E o dia estava convidativo para a prática, com tempo seco e limpo, e os termômetros marcando 16°C. A estimativa é que mais de 3 mil pessoas tenham passado pelo evento.