VÍDEO: Estudantes e comunidade poderão “descobrir” a UFSM em setembro

Diário de Santa Maria, 12/07/17, Geral, Online

Para assistir ao vídeo clique no link acima.

Universidade divulgou a campanha da 4ª edição do Descubra UFSM

O jovem estudante do Ensino Médio está cheio de dúvidas sobre qual rumo seguir na vida acadêmica e não consegue decidir qual curso estudar. Mas, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) diz que “Seus momentos mais confusos estão cheios de respostas. Descubra a sua UFSM”. Com esse slogan, a instituição divulgou, na manhã desta quarta-feira, a campanha da 4ª edição do evento, previsto para ocorrer entre 14 e 16 de setembro, no Centro de Eventos do campus Camobi.

Com o intuito de mostrar aos alunos, principalmente do Ensino Médio, os 119 cursos de graduação que a universidade oferece e detalhes do que cada área estuda, o Descubra UFSM é aberto ao público e tem entrada gratuita. A responsável pelos eventos da Comissão Permanente do Vestibular (Coperves) e coordenadora do Descubra, Simone Marion, diz que a meta para este ano é manter ou aumentar o número de visitantes em comparação à edição anterior, que somou 25 mil pessoas na UFSM em três dias de evento.

Simone comenta que, ainda nesta quarta-feira, a universidade começou a postagem de 1,5 mil cartazes do evento para escolas da região sul do país.

– Colégios e pessoas de todo o país são convidados a participar do Descubra UFSM. Nós enviamos os cartazes apenas para as escolas da Região Sul porque é uma rede que construímos ao longo dos anos com este evento – explica.

Para quem está longe

O coordenador de Planejamento Acadêmico e também coordenador do Descubra, professor Jerônimo Tybusch, conta sobre uma novidade do evento que vai agradar principalmente quem está longe de Santa Maria. Está em desenvolvimento um site que será o Descubra UFSM Virtual. Conforme Tybusch, o portal ainda não tem data para ser lançado, mas, a estimativa é que seja entre o final deste ano e o início do ano que vem.

Foto: Reprodução / UFSM

Segundo o professor, o site terá informações dos 119 cursos de graduação da instituição, bem como das pró-reitorias, dos campi de Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Cachoeira do Sul, do Hospital Universitário (Husm), do Hospital Veterinário Universitário (HVU) e de outros setores da UFSM.

– A ideia é passar para as pessoas uma experiência semelhante a de quem visita o Centro de Eventos durante o Descubra UFSM. O projeto está em tratativas com os cursos da universidade, a Prograd (Pró-reitoria de Graduação) e o CPD (Centro de Processamento de Dados) – conta Tybsusch.

Escolas, fiquem de olho no calendário

Apesar de ser um evento aberto a toda a comunidade, o Descubra UFSM tem foco nos estudantes do Ensino Médio. Nesse sentido, a responsável pelos eventos da Coperves e coordenadora do Descubra, Simone Marion, destaca o serviço de agendamento de visitação para escolas, que será aberto no site da Coperves em 7 de agosto.

Ela explica que os colégios que fizerem o agendamento terão o acompanhamento de um aluno-guia durante a visitação do Descubra, além de um tour, de ônibus, pelos principais pontos do campus Camobi da UFSM, e uma sessão no Planetário da universidade. Essa iniciativa é para mostrar aos alunos do Ensino Médio o funcionamento da instituição, e apresentar pontos como o Restaurante Universitário, a Casa do Estudante, as bibliotecas, reitoria e outros prédios do campus sede.

Público-alvo

O coordenador de Planejamento Acadêmico e também coordenador do Descubra, professor Jerônimo Tybusch, comenta que o Descubra deste ano começou a ser planejado logo após o encerramento da edição anterior pela Facos Agência, que é um laboratório experimental do Curso de Publicidade e Propaganda da UFSM.

Tybusch comenta que os integrantes da agência fizeram pesquisas com grupos focais, em que ouviram a opinião e as dúvidas de estudantes do Ensino Médio em relação à UFSM e os cursos que a instituição oferece. Tudo para planejar um evento cada vez melhor e mais voltado ao público-alvo: os futuros alunos da UFSM.

Comentários estão fechados.