UFSM sediará evento nacional sobre economia e administração rural

Diário de Santa Maria, 19/07/17, Economia e Política, Online 

Mais de 800 pessoas do Brasil e do Exterior são esperadas em Santa Maria, para o 55º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober), que ocorrerá de 30 de julho a 3 de agosto, no novíssimo Centro de Convenções da UFSM e em auditórios do Colégio Politécnico e do CCSH.

O evento com abrangência nacional, cuja edição passada tinha sido em Maceió (RN), reunirá pesquisadores, técnicos, profissionais e formuladores de políticas públicas com o objetivo de debater temas ligados à agricultura, agronegócio e desenvolvimento rural. As inscrições para participar do evento ainda estão abertas, mas já encerrou o prazo para se inscrever para apresentar pesquisas e trabalhos técnicos. A Sober é uma Sociedade Científica, Cultural e Educacional que tem o objetivo de desenvolver as ciências sociais rurais (Administração, Economia, Extensão, Comunicação e Sociologia Rural).

No evento, são divulgados resultados de pesquisas, promovendo o intercâmbio e troca de experiências entre os participantes. Essas ações têm como objetivo a geração de informações científicas sobre assuntos do âmbito rural, bem como a formação de recursos humanos de alta capacidade e com habilidades profissionais que possam contribuir com o avanço do conhecimento.

A palestra de abertura, no domingo do dia 30, terá o mesmo título do tema geral do evento: “Inovação, extensão e cooperação para o desenvolvimento”. Será ministrada pela professora Sonia Pereira Bergamasco, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que é muito reconhecida na área.

Entre os palestrantes e painelistas, estão docentes de diversas universidades do Brasil e Exterior, além de representantes de órgãos como o Ministério da Agricultura, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ministério das Relações Exteriores e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Oo presidente do IBGE, Roberto Olinto, e o coordenador do Censo Agropecuário no instituto, Antonio Carlos Florido, também vão fazer palestras, além do ex-ministro da Agricultura no governo Lula, de 2003 a 2006, Roberto Rodrigues.

Dos Estados Unidos, virá o pesquisador David Bullock, da Illinois University, para falar num painel sobre Inovação e Desenvolvimento da Agropecuária, ao lado de José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho (IPEA), Elísio Contini (EMBRAPA), Dirceu Ferreira Junior (Bayer) e Rubens Valentini (Fazenda Miunça).A programação completa, instruções para inscrição e outras informações sobre o congresso estão no site sober.org.br/congresso2017.

Comentários estão fechados.