Seguros Unimed lamenta o falecimento de seu fundador

Seguros Unimed, 20/07/17, Online

É com profunda tristeza que os diretores e os colaboradores da Seguros Unimed comunicam o falecimento de um dos fundadores e primeiro presidente da Companhia, Dr. João Eduardo Oliveira Irion, ocorrido na noite dessa quarta-feira (19), aos 87 anos.

Dr. João Eduardo Oliveira Irion

Médico, estudioso do cooperativismo e um dos pioneiros do Sistema Unimed na região Sul do país, Dr. Irion participou ativamente da criação de um sistema de previdência para os médicos cooperados, a convite do Dr. Edmundo Castilho – idealizador do Sistema Unimed e presidente da Unimed do Brasil na época. Para isso, foi um dos articuladores da incorporação do Montepio Cooperativista do Brasil (Montecooper), do qual era diretor Administrativo e Financeiro.

Com a criação da então chamada Unimed Seguradora, em 1989, Dr. Irion foi eleito o seu primeiro presidente, cargo que exerceria até 2001. Sua liderança, o entusiasmo pelo cooperativismo e a dedicação à Companhia foram fundamentais para disseminar, nacionalmente, a relevância do negócio e o potencial em prover o Sistema Unimed de soluções para proteção da vida, da saúde e do patrimônio.

“Uma pessoa marcante, à frente da Seguros Unimed por 12 anos, foi o grande responsável por estruturar toda a operação da Seguradora do Sistema Unimed. Mesmo após o término de sua gestão, Dr. Irion sempre manteve uma relação muito próxima com a Companhia, sendo uma referência para todos os diretores e contribuindo ativamente para preservar a nossa memória institucional. Uma grande perda para a Seguros Unimed e, também, para o cooperativismo médico brasileiro”, ressalta o presidente da Seguros Unimed, Dr. Helton Freitas.

Por toda a sua trajetória e por sua contribuição como médico e líder cooperativista, a equipe da Seguros Unimed se solidariza com familiares e amigos de João Eduardo Irion, que nos deixa um legado de união, cooperação e solidariedade. Um legado que nos cabe preservar e fazer avançar com a mesma paixão e o empreendedorismo que o moviam.

Trajetória de um líder

João Eduardo Oliveira Irion nasceu em Rosário do Sul (RS), em 14 de novembro de 1929. Formou-se em Medicina pela Universidade do Paraná em 1954, especializando-se em Radiologia e Medicina Nuclear. Por toda a vida, clinicou na cidade de Santa Maria.

Líder estudantil nos tempos de graduação e líder comunitário, destacou-se em diversas entidades médicas, dentre as quais a Sociedade de Medicina e o Sindicato Médico de Santa Maria e a Associação Médica do Rio Grande do Sul. Seu engajamento o levou à fundação da Unimed Santa Maria, em 1972, sendo escolhido o seu primeiro presidente, cargo para o qual foi reeleito até 1989.

Destacou-se na constituição do Sistema Unimed, inicialmente à frente da Federação do Rio Grande do Sul, de 1974 a 1980. Em sua gestão, articulou a criação de dez cooperativas singulares pelo Estado e uma em Santa Catarina. Além disso, a Federação criou com sucesso a primeira Câmara de Compensação do Sistema. Em 1975, apoiou a criação da Confederação Nacional das Cooperativas Médicas, a Unimed Brasil, da qual foi diretor por várias gestões. Foi a partir dessa posição que contribuiu para a fundação da Seguradora.

Dirigiu a Americas Association of Cooperative and Mutual Insurance Societies (atual ICMIF/Americas). Publicou livros no Brasil e no exterior sobre cooperativismo, economia social, planos de saúde e Medicina Nuclear. Foi professor de Fisiologia, Biofísica e Fisiodiagnóstico da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Santa Maria.