Hospital público de Santa Maria adquire cadeira de rodas para acadêmico de Medicina da UFSM

Gaúcha SM,15/08/17,Online.

Modelo stand-up possibilitará maior mobilidade a aluno em aulas de cirurgia

Foto: Assessoria Husm /Divulgação

O Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) passa, a partir desta terça-feira (15), a contar com uma cadeira de rodas – do modelo stand-up – para auxiliar um aluno cadeirante nas aulas práticas de cirurgia do curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A compra da cadeira, a um custo de R$ 7 mil, foi feita pela Unicred da região centro-oeste e foi doada, na manhã desta terça, à universidade.

A cadeira de rodas é motorizada, versátil e confortável. O efeito prático é que o usuário fica em pé e dá maior mobilidade ao ir e vir. A aquisição auxiliará o acadêmico Eduardo Correa Nascimento, 25 anos, que curso o 9º semestre de Medicina da instituição. A cadeira possibilitará um maior aproveitamento das aulas práticas do curso:

“É um ganho que não se restringe ao meu caso, mas oportunizará avanços a todos que, porventura, venham a ter necessidade de utilizar essa cadeira”, pontua o acadêmico.

A ideia da compra partiu da gerência administrativa do Husm ao ver a necessidade de o acadêmico ter um acompanhamento mais de perto e eficaz das aulas.

O professor do curso de medicina da UFSM, Flávio Jobim e presidente da Unicred região centro-oeste, avalia que se está deixando um legado à instituição.

A cadeira ficará, a partir de agora, à disposição de eventuais alunos com restrição de mobilidade que venham a ingressar na UFSM e que tenham aulas práticas, na área da saúde, dentro do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm).